Caros Colegas,

Encerramos neste 31 de dezembro o mandado de três anos à frente da SME. Com o aval dos associados, nosso mandato foi renovado até 2026. É uma grande oportunidade para novos avanços.

No primeiro mandato dedicamos o melhor de nossos esforços e capacidades para reorganizar a casa e posicionar a SME em debates relevantes sobre o papel da engenharia e de seus profissionais. Como arte da ciência aplicada, ela tem valor quando faz parte das vidas das pessoas. A tecnologia acessível, em evolução e sintonia com as expectativas e necessidades do cidadão. Além do presente, sabemos que a engenharia prepara e constrói o futuro, marcando com suas realizações a trajetória da civilização.

Seguimos esse propósito e, nos próximos três anos, miramos agendas globais que afetam as comunidades locais: a crescente digitalização em todos os campos da engenharia, o esforço por uma economia de baixo carbono, a urgência provocada pelas mudanças climáticas, o uso maciço da inteligência artificial em processos de decisão, melhor compreensão sobre a cultura da integridade, da ética e da transparência nas organizações.

Temos conquistas importantes! Instituímos recentemente na SME o Centro de Referência das Engenharias de Baixo Carbono e trabalhamos para revitalizar e inserir nossa sede um circuito permanente de atividades e de interação com empresas e pessoas. Um projeto ambicioso que demanda fortes alianças institucionais para sua concretude. Queremos contribuir com pautas regulatórias e inovadoras, visando segurança jurídica, maior competividade e desenvolvimento de novos negócios à luz da engenharia.

Em 2025 o Brasil irá sediar a COP 30, em Belém no Pará. Uma oportunidade para o país mostrar avanços nos compromissos assumidos na agenda do clima. A engenharia tem papel determinante nesse caminho, com projetos e adaptações afeitos à economia de baixo carbono. Minas Gerais não pode ficar fora dessa discussão, devemos somar esforços para que a engenharia mineira se apresente de forma organizada e eficaz.

Em outra frente importante, traremos jovens à SME. O projeto da Associação Vortz foi aprovado no edital da Lei Rouanet. Com a seleção, empresas podem se habilitar a investir no “Vortz para todos” e reverter todo o valor aplicado em incentivo fiscal por meio da concessão de créditos provenientes do edital. Com a adesão delas, será possível iniciar a adaptações físicas no prédio da SME, base para a realização da ação junto ao público-alvo: jovens carentes que terão aula de música, inglês, gastronomia e cidadania. Essa aliança tem como premissa a aproximação da sociedade ao universo das engenharias evidenciando que arte, cultura, educação, e tecnologia se complementam.

Por fim, reitero a enorme expectativa de um 2024 de muito trabalho e realizações para a nossa SME. Que o espírito de solidariedade nos sirva de guia e referência para que tenhamos todos um Ano Novo de paz, saúde, alegrias e prosperidade.

Vamos juntos. SME é de todos e para todos!

Feliz 2024!

Cordialmente,

Virginia Campos
Presidente da SME