Foto: Virgínia Campos e Marcos Gervásio assinam documento
O presidente do Crea-MG, Marcos Gervásio, recebeu em agenda oficial a presidente da Sociedade Mineira de Engenheiros, Virgínia Campos. No encontro, no dia 9 de abril, membros da diretoria das duas entidades tiveram uma pauta propositiva, com uma série de temas de interesse e eventos que serão realizados pela SME nos próximos meses. Um deles reunirá integrantes do Colégio de Entidades de Classe Regionais do Crea-MG (CDER-MG).
O encontro abordará entre outros assuntos, a pesquisa da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) sobre a percepção da sociedade em relação ao valor da engenharia em suas vidas. Realizada pelo Instituto Paraná Pesquisas, o levantamento ouviu 312 engenheiros e engenheiras em 46 municípios do país identificou o sentimento dos profissionais quanto à carreira e como a sociedade percebe o impacto da engenharia no cotidiano. O evento será realizado no primeiro semestre. “Recebemos acolhida importante do Crea-MG para esse e para as demais realizações da SME previstas para o ano. A relação institucional é muito positiva”, celebra Virgínia.
Foto: Diretoria do Crea-MG e da SME no gabinete do presidente do conselho
A presença de peso na reunião, em BH, confirma a boa relação. Além de Virgínia, integraram a comitiva da SME o vice-presidente José Cláudio Nogueira Vieira e o vice presidente do conselho deliberativo Werner Rohlfs. Marcos Gervásio esteve acompanhado do diretor de Gestão, Planejamento e Tecnologia, Antônio Humberto Pereira de Almeida, também diretor da SME, do chefe de gabinete, Edílio Ramos Veloso e o gerente do Departamento de Comunicação e Relações Institucionais Lucas Morais. O Crea-MG manifestou interesse em contribuir nos eventos programados pela SME, desde apoio institucional à empréstimo de equipamentos, cessão de profissionais e suporte na divulgação.
O Seminário Nacional Obras Paralisadas, que será realizado entre os dias 13 e 16 de maio, na Escola Superior Dom Helder também foi pauta na agenda. A SME prevê palestras, cursos de Dispute Resolution Boards – DRB e debates acerca da nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos., BIM no processo licitatório, Gestão e Fiscalização de Obras. O evento é direcionado a profissionais, especialistas e autoridades do setor de engenharia e construção civil, advogados e estudantes das áreas afins. Além de reforçar a importância do presidente do Crea-MG no evento, Virgínia confirmou o envio do convite a Vinicius Marchese, presidente do Confea. Marchese e Gervásio estarão no evento.
A SME também adiantou à diretoria do Crea-MG a realização do II Encontro Diálogos da Engenharia – Pampulha em 3 Momentos, ainda no primeiro semestre, como parte de um movimento que busca reunir estorços visando, em última análise, a garantia de sustentabilidade dessa importante região de Belo Horizonte. A primeira edição trouxe a BH autoridades no assunto e resultou em um importante documento técnico entregue às autoridades municipais e estaduais, como prefeitura de Belo Horizonte e Copasa.
Foto: Desenho CAD de projeto da reforma da SME
SME 100 anos
Durante o encontro, Virginia apresentou ao presidente do Crea-MG o projeto SME 100 anos: de todos para todos. Na oportunidade, José Cláudio Nogueira Vieira e Werner Rohlfs destacaram que o projeto estabelece diretrizes à reforma física e administrativa da entidade, já em curso, condições essenciais para a revitalização institucional da SME.
Vieira e Rohlfs integram a comissão criada pela SME para promover avanços concretos à reforma da sede, na Rua Timbiras. O grupo tem como base o anteprojeto de reformulação da edificação, desenvolvido pela Dávila Arquitetura e orçamentação detalhada feita pelo engenheiro orçamentista Roberto Guarino. “A reestruturação física é parte importante de um projeto maior, que nos traz muito entusiasmo. Em novembro de 2025, a SME completará 100 anos e temos a expectativa de uma grande celebração nesse momento histórico”, disse Vieira.
O presidente do Crea-MG festejou o esforço pelo fortalecimento da SME e prometeu contribuir para a efetivação do projeto do centenário sobretudo nos espaços que proporcionam ampliar a divulgação das ações da engenharia e a promoção de aperfeiçoamento e qualificação dos profissionais por meio de recursos tecnológicos e ambiente virtual previstos no 6° andar.
Foto: Virgínia Campos e Marcos Gervásio (foto2)