Encontro de Líderes amplifica debate sobre mulheres STEM

Encontro de Líderes reuniu autoridades em Brasília

O Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) realizou, entre os dias 28 de janeiro e 30 de janeiro em Brasília, o 14º Encontro de Líderes, o Fórum de Políticas Públicas. O evento foi dividido em três painéis: ‘Infraestrutura e o papel dos profissionais técnicos na construção do Brasil’, ‘Os desafios da realização da COP-30 na Amazônia’ e ‘O futuro da formação brasileira na área tecnológica’.

A agenda reúne engenheiros, profissionais da área tecnológica, parlamentares e lideranças políticas de todo o país em uma tarde de debates e networking. “Somos uma classe profissional responsável por criar projetos de mobilidade urbana, saneamento básico, infraestrutura, tecnologias como 5G e tantas outras frentes fundamentais para os brasileiros. Reforçar a importância destes profissionais é nosso papel não só como Conselho profissional, mas como uma instituição preocupada com o futuro da nossa sociedade”, disse o presidente do Confea, Vinicius Marchese.

Fayda Belo fala sobre equidade e oportunidades em palestra

Mulheres STEM

 A advogada e influenciadora Fayda Belo, atraiu a atenção do público com a palestra ‘Como construir espaços para lideranças femininas em cargos de decisão’. Pós-graduada em Direito Penal e Processo Penal, Fayda questionou uma herança histórica: a percepção equivocada de que as mulheres deveriam se limitar a profissões ligadas ao cuidado, como professoras e enfermeiras, enquanto os homens eram destinados às atividades intelectuais. “Mesmo avançando em nossos direitos, isso não aconteceu de maneira igualitária. A corrida pode ser a mesma para todos, mas a largada não foi”, disse ela.

Apesar de a lei afirmar que homens e mulheres são iguais, apenas 28% das profissionais na área de STEM são mulheres, e apenas 13% ocupam cargos de liderança. Essa é sigla em inglês para Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática. Segundo Fayda, persiste no imaginário coletivo a ideia de que existem profissões definidas por gênero, reforçando a discriminação. “Quando uma mulher ocupa espaços tradicionalmente masculinos, ela enfrenta hostilidade, assédio e a sensação de não pertencimento. Um estudo de 2011 mostra que, desde a primeira infância, as crianças são direcionadas para determinadas áreas: meninos para STEM, meninas para outras funções. E essa realidade se replica no mercado de trabalho.”, disse a advogada.

A desigualdade de gênero afeta o crescimento econômico e todos os outros aspectos do desenvolvimento sustentável. É o que o aponta um relatório da ONU, publicado neste ano. O documento traz seis prioridades de investimento para mudança de rumos e destaca, por exemplo, que é urgente definir políticas públicas para garantir que jovens frequentem e permaneçam na escola. Propõe ainda aumentar a liderança de mulheres e meninas em ciência, tecnologia e inovação.

Para a presidente da SME, Virgínia Campos, é essencial desfazer a ideia, identificada já em crianças da pré-escola, de que o gênero coloca as meninas em situação de inferioridade em determinadas áreas de conhecimento e de atuação. “Atividades que estimulem a curiosidade, a criatividade e o pensamento crítico ainda na educação elementar, de forma inclusiva, são ferramentas para se combater o estereótipo de que as meninas não são suficientemente capazes de bom desempenho em STEM”, reforça a engenheira civil.

A SME dá contribuição efetiva à valorização e presença das mulheres no mercado de trabalho. O prêmio Maura Menin foi instituído para dar visibilidade à atuação de mulheres no exercício das profissões ligadas à ciência, tecnologia, engenharia e matemática e coloca a SME ativamente na Agenda 2030 da ONU, em particular no Objetivo de Desenvolvimento Sustentável, que incentiva ações para que meninas e mulheres recebam os mesmos incentivos e oportunidades educacionais, profissionais e de participação social.

SOEA

O 14º Encontro de Líderes do Sistema Confea/Crea e Mútua, no Estádio Mané Garrincha, também foi marcado pelo lançamento da 80ª edição da Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia. A SOEA será realizada de 6 a 9 de outubro em Vitória, no Espírito Santo. O presidente do Crea anfitrião do evento, Jorge Silva, disse que SOEA é o maior evento de profissionais da engenharia da América Latina. “Queremos fazer a maior SOEA do Brasil, com a presença de dez mil participantes”, projetou Silva.

A 80ª Soea terá como tema “Projetando caminhos para o futuro do Brasil”.  As inscrições começam em março: https://www.soea.org.br/

Com informações da assessoria de comunicação do Confea

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *