Evento na SME destaca alma mineral de Minas Gerais

A Sociedade Mineira de Engenheiros (SME) realiza no dia 5 de outubro, na sede da entidade em Belo Horizonte, o seminário Minas Alma Mineral. Ao longo de uma tarde, profissionais de diferentes áreas do conhecimento abordarão nuances dessa atividade, seus processos e impactos, sua arte e beleza, seu valor e evolução. O evento será aberto pelo economista Cláudio de Moura Castro e contará com geólogos, engenheiros químicos, executivos de mineradoras, colecionadores e artistas, como o fotógrafo Marcílio Gazzinelli.

Patrícia Boson – Comissão Técnica de Recursos Hídricos e Saneamento da SME

De acordo com a presidente da Comissão Técnica de Recursos Hídricos e Saneamento da SME, Patrícia Boson, o evento será rico e diverso, como a natureza da matéria. “Nossa disposição é tratar a mineração enquanto elemento da evolução da humanidade. Desde as cavernas, aperfeiçoamos nosso movimento de pinça, com polegar e indicador, a partir da mineração. Temos esse DNA, mas também a mineração como manifestação da arte. O mármore e as esculturas, nossas catedrais e barroco. Como valor cultural, há testemunho das civilizações E, mais recentemente, à essência da transição energética, das fontes de baixo carbono, dependente de novos minerais”, explica Patrícia.

Minas Gerais responde por cerca de um terço de toda a produção mineral do país, por 40% da produção de minerais metálicos e por aproximadamente 50% de todo o ouro produzido no Brasil. Também é o maior produtor do país de zinco, ouro, fosfato, grafita, lítio e calcário, além de ser responsável pela extração de 75% de todo o nióbio do mundo. Questões ambientais e econômicas, como o esgotamento de minas históricas, e urgência da renovação da matriz energética impõem, no entanto, um novo olhar sobre a atividade.

Acervos e museus, como o das Minas e Metais, da Gerdau, contribuem para preservar e gerar conhecimento sobre essa riqueza natural. O espaço abriga importante patrimônio geológico do país, oriundo do extinto museu municipal Professor Djalma Guimarães, com cerca de 4 mil amostras minerais, além de duas coleções particulares, de dois renomados e já falecidos colecionadores, Manfredo Kayser e Luiz Menezes, com cerca de 1,5 mil amostras minerais brasileiras.

Márcia Guimarães, diretora-executiva do Museu MM Gerdau

Inaugurado em 2010, o espaço alcançou a expressiva marca de 1,5 milhão de visitantes em 13 anos.  “Como um museu de ciências e tecnologia, trabalhamos diariamente para instigar e valorizar as riquezas da nossa cultura, fomentando a produção do saber científico, por meio do universo mineral e de suas aplicações em nosso dia a dia. Além das nossas exposições, também oferecemos atividades educativas e culturais que, aliadas ao nosso acervo e associadas à tecnologia, transformam os conteúdos técnicos em temas lúdicos, populares, acessíveis e totalmente gratuitos”, explica Márcia Guimarães, diretora-executiva do MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal.

Serviço:

DATA:  05 de outubro de 2023

HORÁRIO: 14h às 18h

FORMATO: Presencial e Transmissão ao vivo

LOCAL: Sede da SME, no espaço Centro Tecnológico e Cultural SME | CBMM.

Rua Timbiras 1514, Bairro Lourdes, Belo Horizonte.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *