Governo de Minas cria GT para avanços à reciclagem veicular

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SEDE), por meio da Superintendência de Política Minerária, Energética e Logística, criou um grupo de trabalho para propor avanços à reciclagem de veículos no estado. Há entendimento do governo de que setor pode ser estruturado com vistas a uma solução inovadora para reduzir impactos ambientais, favorecer a economia circular e combater o uso e a venda de peças inadequadas e ilegais. “A proposta do GT tem como objetivo propor a reestruturação dos processos regulatórios, estruturar a atividade e buscar soluções para o crescente estoque de veículos em fase final de vida. Essas condições permitirão vantagens econômicas e ambientais para toda a cadeia produtiva”, explica Nathalia Farah, diretora de Desenvolvimento Logístico da SEDE.

De acordo com a resolução do governo de Minas, o grupo de trabalho fará reuniões mensais. A primeira será realizada em janeiro de 2024. Além da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SEDE), integram o GT representantes da Secretaria da Fazenda, Detran, agora vinculado à Secretaria de Planejamento e Gestão, e Fundação Estadual do Meio Ambiente (FEAM). A SME, responsável pela aproximação entre o governo e empresas do setor, irá representar a sociedade civil no grupo, assim como a Associação dos Lojistas do Comércio, Recuperação, Reciclagem, Ferros velhos e Recolhimento de peças automotivas de Minas Gerais (ADLEX).

A SME identifica e apoia a causa da reciclagem veicular como elo relevante da Economia Circular. Em junho, a entidade realizou o Seminário Reciclagem e Sustentabilidade na Indústria Automobilística, com a participação da Japan International Cooperation Agency (JICA) e de representantes do governo de Minas e da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI). Para Leal, o GT é um desdobramento relevante da articulação da entidade. “A criação do grupo é um reconhecimento à mobilização liderada pela SME, que levou a demanda do setor produtivo ao governo. Confio em avanços efetivos, já que o grupo conta com a presença de representantes de órgãos com poder de decisão no Executivo”, avalia Wilson Leal, vice-presidente de relações institucionais da entidade da SME.

Ao final do seminário, foi elaborado um documento com as principais demandas e sugestões para avanços econômicos, ambientais e sociais, como geração de postos de trabalho. Entre elas, a necessidade de melhor articulação para um processo sistêmico e ambientalmente correto atrelado à reciclagem de veículos. Há boas referências em Minas. Criado em 2019, o Centro Internacional de Reciclagem de Automóveis (CIRA) possui tecnologia de ponta fornecida para o desmonte e reciclagem completa de veículos em fim de vida útil. O centro é resultado de parceria entre o Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG) e o governo do Japão. A tecnologia aplicada permite 90% de aproveitamento dos materiais. Para o professor Daniel Enrique Castro, é urgente ampliar o campo de ação dos atuais modelos produtivos para a economia circular. “Vejo com entusiasmo a criação do GT. O governo mostra visão de futuro com esse apoio. Estamos à disposição para contribuir”, explica o fundador do CIRA.

 

2 comentários em “Governo de Minas cria GT para avanços à reciclagem veicular”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *