Ricardo Gontijo recebe comenda de Engenheiro do Ano da SME


Foto: Ricardo Gontijo, a esposa Ana Lúcia e diretoras da Direcional

A Sociedade Mineira de Engenheiros realizou no dia 12 de dezembro a cerimônia de entrega da comenda ao Engenheiro do Ano 2023. Nesta edição, o agraciado foi o engenheiro civil Ricardo Valadares Gontijo, sócio fundador da Direcional Engenharia. A cerimônia foi prestigiada pela família de Ricardo, associados da SME, empresários, lideranças setoriais e políticas, como o ex-governador Eduardo Azeredo, e Paulo Brant, vice-governador de Minas Gerais entre 2019 e 2022.

Com mais de 40 anos de atuação, a Direcional é uma das maiores construtoras do Brasil, especialista no Minha Casa Minha Vida. Ricardo destacou em seu pronunciamento a trajetória da empresa, com cerca de 200 mil unidades entregues. “O sonho da casa própria chegou a um milhão de brasileiros através do esforço de nossos profissionais”, comemorou ele.


Foto: Ricardo Gontijo durante a homenagem na SME

Em seu discurso, o empresário ressaltou muitos pontos antecipados à 45ª edição da Revista Mineira de Engenharia, entregue no evento. A publicação destaca na matéria de capa sua relação com a família, a jornada vitoriosa contra uma doença séria, que o obrigou a um transplante de fígado, e o amor pela engenharia. “Estou muito emocionado com esse reconhecimento pela SME. Para mim, é gratificante ser valorizado como um empreendedor sério, honesto e eficiente”, disse. E completou, valorizando o papel social da construtora que fundou: “Pelas minhas contas, empregamos em nossa história mais de 500 mil pessoas, levando a trabalhadores o sustento de suas famílias”.


Foto: Ricardo Gontijo e esposa Ana Lúcia na SME

Ricardo lembrou que hoje se dedica ao conselho de administração da empresa, comandada por seu filho Ricardo Ribeiro Valadares Gontijo. “Como fundador, fiscalizo nosso DNA e, com convicção, tenho orgulho em dizer que a engenharia ainda é nosso maior trunfo. Valorizamos nossa equipe, dos projetistas a encarregados e pintores, que entregam energia e qualidade técnica para fazer a transformação acontecer. Neste palco, sou representante de milhares. Se hoje somos grandes, estou certo de que seremos ainda maiores, sem jamais renunciar à humildade e nossa essência”, encerrou Ricardo, sob aplausos.


Foto: Liliane Valadares Gontijo entrega a medalha ao irmão Ricardo

O nome de Gontijo foi indicado por Aloísio Vasconcelos, ex-presidente da SME e Engenheiro do Ano em 2018. O chanceler da medalha destacou o colega por sua trajetória de grandes conquistas, e de desafios de igual grandeza. Ele enalteceu a cidade natal do homenageado, Bom Despacho, na região do Alto São Francisco, e convocou Liliane Valadares Gontijo para colocar a medalha de Engenheiro do Ano no irmão.

“Quem não conhece Bom Despacho não conhece o mundo”, brincou o chanceler. Os Gontijo parecem dispostos a fortalecer esse mito.


Foto: Aloísio Vasconcelos em discurso na SME

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *