Foto 1: Daiana Gusmão vibrou com o aprendizado na SME
Folhas de caderno repletas de anotações e entusiasmo com a profissão e as possibilidades que a engenharia pode trazer. Daiana Gusmão fez uma verdadeira imersão na Semana da Engenharia da SME. Aluna de Engenharia Ambiental no Instituto Federal de Minas Gerais, em Betim, a jovem de Contagem conversou com palestrantes, fez contatos com profissionais da área e, ao final do dia, se associou à entidade. “Mandei mensagem para colegas de curso, dizendo das lições que tive aqui. Aprendi sobre técnicas de geoprocessamento utilizadas em outros países, o uso de biomassa em florestas plantadas e sobre os avanços da economia verde. Quero trazer meus professores aqui”, disse Daiana, que soube da agenda após participar de um seminário no Crea-MG.
O depoimento da jovem, que avança para o terceiro período do curso, reforça o propósito da Semana da Engenharia, de apontar caminhos e soluções para a engenharia nas áreas de educação, sustentabilidade e desenvolvimento. Foram painéis, debates e palestras que estimularam novas ideias e reflexões sobre o futuro da profissão.
O engenheiro eletricista Eduardo Braga também acompanhou o painel Inovações Verdes: Energia da biomassa para um futuro sustentável, na manhã de quinta, dia 12. “Houve uma convergência muito boa nas falas, mesmo com visões distintas sobre o agronegócio. Foi uma experiência rica, uma troca bem interessante para quem veio”, avaliou.
Foto 2: Igor Braga Martins destacou a qualidade do debate (no centro)
Palestrantes e representantes de empresas de engenharia também compartilharam nas redes sociais avaliações positivas sobre o evento. Idealizador da Rede Mineira de Cidades Inteligentes e Sustentáveis, o engenheiro eletricista Igor Braga Martins destacou o conteúdo oferecido aos participantes. “A Semana teve curadoria muito bem feita pela Patrícia Boson”, disse Martins, que participou do painel Construção de Baixo Carbono, no dia 10 de dezembro. Boson é coordenadora da Comissão de Recursos Hídricos e Saneamento da SME e esteve à frente da organização da Semana.
Foto 3: Luiz Roberto Godoi foi um dos palestrantes da semana o Desafios à realização
Engenheiro eletrônico e de telecomunicações Luiz Roberto Godoi também deu contribuições essenciais ao evento. Coordenador da Comissão Técnica de Baixo Carbono da SME, Godoi fez a palestra de abertura no painel de Urbanização e Engenharia, também no dia 10 “A realização trouxe um grande desafio para a entidade, diante do volume de painelistas. Estou feliz com o resultado, tivemos ótimos debates, com alto nível técnico e de grande aplicabilidade para o mercado”, disse ele.
Foto 2: Eduardo Braga e Viviane Aguida com o mediador Valdir Barbosa (no centro)
Coordenadora da Comissão de Inovação Tecnológica da SME, Viviane Aguida também valorizou o esforço coletivo, e voluntário, para promover um debate de ideias maduro e propositivo. “É um momento de celebração, porque a diretoria da SME fez uma grande mobilização. São muitos desafios, desde o planejamento em reuniões internas, a escolha dos temas, além do planejamento para conciliar as agendas dos palestrantes, que são referência em suas áreas de atuação”, comemorou Viviane.
A SME irá publicar um relatório final sobre a Semana da Engenharia, uma agenda que já faz parte do calendário da SME. O conteúdo será publicado no site da entidade e enviado para palestrantes, comissões técnicas da entidade e patrocinadores. O documento trará fotos, arquivos das apresentações e resumos dos assuntos tratados ao longo da semana. Um registro técnico do esforço daqueles que mantém ativa credibilidade da entidade.
Fotos: Fábio Batista