Luciano Murta reforça a contribuição da engenharia para o planejamento, o monitoramento e o aprimoramento da mobilidade urbana em Belo Horizonte
A Sociedade Mineira de Engenheiros (SME) passa a integrar oficialmente o Conselho Municipal de Mobilidade Urbana (Comurb), instância colegiada de participação social responsável por acompanhar, avaliar e propor diretrizes para a política de mobilidade de Belo Horizonte. Por indicação da Comissão Técnica de Transporte, o O engenheiro Luciano Murta representa a SME no setor técnico do Conselho, ampliando a participação qualificada da engenharia nos debates estratégicos da cidade.

Engenheiro e ativista urbano Luciano Murta Gaspar Cardoso é conhecido por sua atuação em temas ligados à infraestrutura, energia e mobilidade urbana, além da e à participação comunitária em Belo Horizonte.
Além de liderar a LC Engenharia e Projetos, é desenvolvedor de produtos, atua em projetos modulares voltados para a indústria da construção, estruturas mecânicas e o ecossistema maker. Possui experiência em projetos de bioenergia, com foco na produção integrada de combustíveis, alimentos e insumos químicos, no desenvolvimento de matérias-primas de baixo custo para biodiesel e em biocombustíveis de segunda geração a partir da biomassa. É autor de livros sobre inventividade, biocombustíveis de segunda geração e cadeias produtivas de matérias-primas energéticas.
“A mobilidade urbana é um dos grandes desafios contemporâneos das cidades e exige decisões baseadas em dados, planejamento e visão de longo prazo. Integrar o Comurb é um grande desafio e uma oportunidade. Conciliar interesses diversos dentro da complexidade técnica da mobilidade urbana requer estratégia, criatividade e compromisso com o futuro das cidades. A oportunidade está em transformar esse espaço em um ambiente de escuta qualificada e construção de soluções concretas, onde o conhecimento técnico possa contribuir para políticas públicas mais eficientes, sustentáveis e centradas nas pessoas” propõe Luciano.
Comprometido com o bem comum, é diretor da ONG Trem, organização que atua na defesa e promoção de propostas e projetos relacionados ao transporte e à mobilidade sustentável na cidade, e já participou de comissões e audiências públicas sobre questões urbanas e infraestruturais em Minas Gerais.
Para Nelson Dantas, presidente da Comissão Técnica de Transporte da SME, a presença de Murta em espaços de debate técnico-reflexivo como conselhos e comissões demonstra o compromisso com a integração entre conhecimento técnico, sociedade civil e políticas públicas para melhorar a qualidade de vida urbana.
“É no diálogo qualificado e com intenção que a entre engenharia, a sociedade civil e o poder público consegue avançar em políticas de mobilidade mais eficientes, inclusivas e alinhadas às necessidades da população” celebra Dantas.
Sobre o Comurb
Instituído pela Lei nº 11.181/2019 e regulamentado pelo Decreto Municipal nº 19.129/2025, o Comurb tem caráter consultivo e propositivo e atua no monitoramento do Plano de Mobilidade Urbana de Belo Horizonte (PlanMob-BH), na avaliação de investimentos, na definição de indicadores de desempenho e na análise de propostas relacionadas à rede cicloviária, ao transporte coletivo e à acessibilidade urbana.
Composto por 34 membros titulares e respectivos suplentes, o Conselho reúne representantes do poder público municipal, estadual e federal, do Legislativo, do setor empresarial, da sociedade civil e do setor técnico, garantindo diversidade de olhares e participação social na construção das políticas públicas de mobilidade.