SME terá eleições para nova diretoria no dia 17 de outubro

A Sociedade Mineira de Engenheiros (SME) realizará no dia 17 de outubro eleições para escolha da diretoria que irá comandar a entidade no triênio 2024-2026. Duas chapas concorrem nesse pleito. A chapa SME Forte – Engenharia Forte é liderada pela atual presidente, engenheira civil Virgínia Campos. “Nossa gestão cumpriu as metas e projetos definidos em nosso plano de ação. Uma entidade importante como a SME precisa de uma gestão responsável, com critérios claros e transparentes no cumprimento de sua missão: representar a engenharia e o desenvolvimento”, explica ela.

Virgínia Campos – Engenheira civil

Virgínia explica por que busca a reeleição. “Concentramos esforços em melhorias graduais e sustentáveis. Superamos grandes desafios.  A conquista da imunidade tributária junto à prefeitura de BH é uma vitória importante. E acredito que podemos ainda mais. Temos credibilidade junto a empresas, profissionais e parceiros institucionais, que também apoiam projetos da SME.. Queremos nos aproximar ainda mais dos associados, e para isso firmamos parcerias que muito nos orgulham. Queremos continuar o trabalho. Os resultados nos estimulam a esse desafio, sempre com senso coletivo, de representação, sem interesses pessoais”, diz.

Krisdany Cavalcante – Engenheiro eletricista

O engenheiro eletricista Krisdany Cavalcante é o candidato à presidência pela Chapa SME Novos Tempos. “Sempre participei de entidades associativas, tendo sido diretor da SME, ABEE-MG, SOBRAC, SENGE e conselheiro e coordenador de Câmara no CREA-MG. Atualmente, exerço a função de Conselheiro da ABNT e presidente da Sociedade Brasileira de Acústica. Mas, de todas as entidades onde atuei, a SME é, sem dúvidas, aquela pela qual guardo maior carinho.

Krisdany explica porque quer comandar a SME “Resolvi, junto com um grupo de associados igualmente dedicados e apaixonados pela SME, colocar meu nome e minha experiência a serviço da retomada da condição de maior entidade da Engenharia, Agronomia e Arquitetura de Minas. Formamos uma chapa com total capacidade e garra para solucionar os graves problemas e enfrentar os desafios que hoje se impõem à SME, recolocando-a em lugar de destaque em Minas Gerais e no Brasil”, afirma.

O processo eleitoral

Todo o processo é organizado pela Comissão Eleitoral, coordenado pelo engenheiro Stéfano Angioletti. As chapas foram aprovadas no dia 21 de setembro. “Cumprimento os candidatos, já que formalizar uma frente ampla com mais de 30 representantes é um grande desafio. As candidaturas respeitaram os prazos e faremos um grande trabalho coletivo para honrar a tradição desta casa quase centenária”, diz Angioletti, que é professor da Fundação Dom Cabral

De acordo com o artigo 5º do Estatuto Social da entidade, poderão votar os sócios fundadores e remidos, os sócios efetivos e os sócios institucionais que estiverem em dia com suas obrigações perante a SME, e que tenham se associado regularmente à entidade até o dia 10 de outubro, uma semana antes da votação.

A votação ocorrerá das 7h30 às 20 horas, na sede da SME, na Rua Timbiras, 1514, bairro de Lourdes em Belo Horizonte (MG). Neste pleito, a comissão eleitoral contará com três representantes para receber os votos dos sócios. Uma equipe adicional, da área administrativa da SME, dará apoio à comissão.

Procurações

O sócio que não puder comparecer no dia da eleição poderá se valer de um preposto, devidamente munido de procuração pública ou procuração particular com firma reconhecida em Cartório. Neste caso, o voto será realizado em separado, através de envelope fechado e rubricado por dois membros da Comissão Eleitoral, sendo a procuração entregue a esta para o devido registro e arquivo documental.

Mesmo quem estiver inadimplente até o dia da votação, poderá exercer o direito de voto. O sócio poderá efetuar a quitação do débito na secretaria da SME, que estará aberta no dia 17 de outubro das 8h às 20h.

Resultado

Angioletti estima que o resultado da eleição seja divulgado no mesmo dia, perto das 21h30. “Logo após o encerramento da votação e com a observação de um fiscal de cada chapa inscrita, a Comissão Eleitoral se transforma em Junta Apuradora. Após a abertura da urna, vamos conferir número de votos com a lista dos votantes, indicando em seguida a chapa vencedora. Esse processo dura menos de duas horas”, explica.

Após indicada a chapa vencedora, será lavrada a ata da Assembleia Geral Extraordinária (AGE), onde deverá constar o relato dos fatos relevantes. Os casos omissos serão analisados pela Comissão Eleitoral. A diretoria eleita assume a gestão da SME em 1º de janeiro de 2024. O mandato irá até 31 de dezembro de 2026.

 

1 comentário em “SME terá eleições para nova diretoria no dia 17 de outubro”

  1. Elzo Jorge Nassaralla

    Vê-se que continuam havendo, normalmente, eleições na nossa casa.Nada melhor para exercermos nossos direitos.Se refletirmos sobre o que vem acontecendo com a nossa classe,está ai uma oportunidade para darmos um grito de “BASTA”.Ganhe quem ganhar, deveremos unir esforços, juntando todas as forças para defendermos nossa classe. Não é possível deixarmos a vida passar e deixar o momento ir junto!
    Temos que nos unir, convocar o maior número possível de colegas – mesmo os já aposenta-
    dos – para estabelecermos um programa para levar às autoridades do pais o nosso clamor !
    Não é mais possível deixar os engenheiros à deriva. Vamos lutar |

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *