Vice-presidente da SME toma posse na FEBREA

José Cláudio toma posse em cerimônia no Senado Federal 

O engenheiro civil José Claudio Nogueira Vieira, vice-presidente da Sociedade Mineira de Engenheiros (SME) integra agora a o Conselho Fiscal da Federação Brasileira de Associações de Engenheiros (FEBRAE). A posse da nova diretoria e do conselho fiscal para o triênio 2025, 2026 e 2027 ocorreu no dia 29 de dezembro, em cerimônia no Senado Federal. A entidade tem como presidente Hideraldo Rodrigues Gomes Sobes, da Regional de SP da Sociedade Brasileira de Engenharia de Segurança.

A SME faz parte da história da federação, integrou a comissão organizadora responsável pela criação da entidade no dia 07 de dezembro de 1935, na sede do Clube de Engenharia no Rio de Janeiro.  “A presença da SME na FEBRAE é muito importante porque há grande convergência entre as pautas de interesse e a federação amplia nossa representatividade em âmbito nacional. A valorização da profissão é tema central e traremos contribuições relevantes, como temos feito em Minas”, explica José Cláudio.

A cerimônia foi prestigiada por autoridades como o presidente do Crea-MG Marcos Gervásio, e o ex-presidente do Confea, José Tadeu da Silva. “Vamos juntos trabalhar em nível nacional e mesmo fora do Brasil em prol da Engenharia e de suas profissões irmãs. Desejo sucesso aos demais colegas empossados na solenidade e a FEBRAE,” disse o vice-presidente da SME.

A presença da SME e de outras Entidades Precursoras na FEBRAE é resultado da articulação da presidente Virgínia Campos. Em maio do ano passado, Virgínia enviou ofício ao presidente do Confea, Vinicius Marchese, apresentando o Plano de Trabalho do Grupo de Entidades Precursors – GEP, fórum para o aprimoramento tecnológico, científico, sociocultural e econômico da sociedade, composto por 43 entidades da sociedade civil regularmente registradas no sistema Confea/Crea.

Virgínia esteve na coordenação nacional do GEP durante 2023 e 2024 e a participação e contribuição de forma ativa junto a FEBRAE com representante do GEP integrante da federação fazia parte das ações estabelecidas no Plano de Trabalho 2024 do GEP. a fim de estruturar ações conjuntas de representação das Entidades Precursoras. “Com grande valor histórico, algumas com mais de 100 anos, dispomos de corpo técnico qualificado capaz de pautar a federação em agendas de interesse da Engenharia no Legislativo”, reforçou ela.

As EPs recebem essa denominação porque foram criadas antes da promulgação do Conselho Federal de Engenharia e dos Conselhos Regionais de Engenharia e Agronomia. Um fórum importante, dedicado aos organismos históricos e que tem o reconhecimento do sistema Confea/Crea.

Gilberto Pereira de Campos, 3° Vice-presidente da FEBRAE empossado no dia 29, ressaltou em seu pronunciamento a relevância da instituição e a relação dela com o Legislativo. Declarada de utilidade pública, pelo Decreto de 30 de dezembro de 1953, a FEBRAE é oficialmente reconhecida junto ao Parlamento Nacional. “Temos pautas fundamentais em discussão no Congresso, como o PL 1024, de 2020. O texto altera a Lei nº 5.194, de 24 de dezembro de 1966, que regula o exercício das profissões de engenheiro, arquiteto e engenheiro agrônomo. O projeto está pronto para discussão na Comissão de Finanças e Tributação, mas precisa avançar”, disse.

Em seu discurso como presidente da FEBREA, Hideraldo Rodrigues Gomes Sobes, agradeceu o apoio das lideranças regionais e lembrou da representação de cada entidade para o fortalecimento da federação. “Estamos de portas abertas para promover avanços na educação e formação dos profissionais e na defesa da engenharia e do desenvolvimento do país,” ressaltou Hideraldo.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *