Cristiane Lacerda é fundadora e proprietária da EcoConstruct Brazil, uma empresa dedicada a promover práticas de construção sustentáveis e soluções inovadoras na indústria da construção. É PhD e mestre em Meio Ambiente Construído e Patrimônio Sustentável pela UFMG, mestre em Relações Internacionais para a América Latina pela Ohio University (EUA) e MBA em Marketing Executivo Internacional pela FGV.
Marcelo Alencar é arquiteto e urbanista. É sócio da MYRTECH, empresa do Grupo MYR, e pós-graduado em Sustentabilidade em Cidades, Edificações e Produtos pela UFMG, Profissional Acreditado LEED (LEED AP) na categoria BD+C (Building Design & Construction), acreditação oficial concedida pelo United States Green Building Council (USGBC).
Cristiane Lacerda e Marcelo Alencar no Greenbuild International Conference & Expo 2024
A Greenbuild International Conference & Expo 2024, realizada na Filadélfia de 11 a 15 de novembro, é o maior encontro de construção sustentável do mundo. O evento é organizado e promovido pelo United States Green Building Council (USGBC), conselho de construção sustentável dos Estados Unidos. O que nos levou ao Congresso foi o interesse sobre as últimas tendências no campo da sustentabilidade das construções. Buscamos o estado da arte e lapidar as nossas estratégias de implementação.
A Expo – exposição, apresenta em seus estandes não apenas inovações da indústria, como também contempla a presença de um estande do GBCI, que administra certificações de projetos e credenciais e certificados profissionais, incluindo sistemas LEED, PEER, WELL, SITES, EDGE, TRUE e ICP, com avaliadores especialistas do processo de certificação aptos a nos fornecer orientações mais refinadas sobre as estratégias que propomos aos nossos clientes para o atendimento aos créditos e pré-requisitos. Esse foi um dos principais fatores que nos levou a participar da Conferência.
A EcoConstruct Brazil e o Grupo MYR são parceiras em um processo de consultoria de sustentabilidade construtiva para a obtenção da certificação LEED nível Platinum para um empreendimento industrial que está investindo R$ 10 bilhões em sua expansão. Como a certificação não possui um referencial específico para as particularidades industriais, o atendimento aos pré-requisitos e créditos requer a preparação de uma documentação robusta e extremamente precisa, a troca na Conferência teve como objetivo polir o diamante que estamos materializando.
Outro ponto alto do evento são as visitas técnicas ou ‘tours’, que têm se consolidado como uma das experiências mais enriquecedoras da conferência. O objetivo dessas visitas é proporcionar aos participantes uma imersão no campo para a observação da aplicação prática dos requisitos e créditos do processo de certificação LEED, além da rica troca com os profissionais envolvidos nos projetos.
Optamos por uma visita técnica extensa e alinhada ao perfil de projetos para os quais prestamos consultoria, com foco em edifícios e empreendimentos sustentáveis. Assim, no dia 11 de novembro de 2024, participamos do tour ao Navy Yard, antigo estaleiro naval da Filadélfia, que teve início às 8:00h e se estendeu até as 15:00h.
Foto de slide de antigo estaleiro naval da Filadélfia Crédito: Navy Yard, 2024
O Estaleiro Naval da Filadélfia (PNSY) funciono
O Estaleiro Naval da Filadélfia (PNSY) funcionou como base naval de 1876 até 1996, com um pico de operação durante a Segunda Guerra Mundial, quando empregou mais de 40.000 pessoas e construiu 53 navios de guerra, além de realizar reparos em mais de 1.200 embarcações. Hoje, o Navy Yard é um símbolo da transformação urbana sustentável, tendo sido submetido a um projeto de requalificação socioambiental desde o início dos anos 2000.
A visita foi guiada por Scott Kelly, arquiteto e urbanista acreditado LEED Fellow, que detalhou a trajetória do Navy Yard, agora um modelo de sustentabilidade urbana, com 17 edifícios certificados LEED, incluindo o primeiro edifício de escritórios da Pensilvânia a alcançar a dupla certificação LEED Platinum (BD+C e O+M). O complexo também está em busca da certificação LEED Neighborhood Development (ND), o que pode torná-lo o maior projeto LEED ND da Pensilvânia e um dos maiores do país.
O Navy Yard é gerido pelo Grupo Ensemble e Mosaic, e atualmente emprega 17.500 pessoas. O campus de 1.200 acres abriga 150 empresas e recebe mais de 130.000 visitantes anualmente. Reconhecido como a primeira comunidade sustentável, inclusiva e equitativa da Filadélfia, o Navy Yard tem como visão se tornar o maior e mais ambicioso projeto de desenvolvimento urbano com foco em ESG (ambiental, social e governança) dos Estados Unidos.
Edifício projetado para abraçar o parque
Com um foco notável em justiça social e inclusão, o empreendimento destina 15% de suas construções a residências de preços acessíveis, e 25% de suas lojas são ocupadas por empresas de minorias ou de propriedade feminina (MBE/WBE). O desenvolvimento ainda conta com uma fundação que investe US$ 1 milhão em apoio ao fortalecimento de mulheres e minorias, além de uma contribuição de 2% da receita operacional líquida de cada projeto do Estaleiro Naval para a Fundação.
A certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design) é um sistema voluntário desenvolvido pelo USGBC para medir e promover o desempenho ambiental de construções e bairros. O Navy Yard segue rigorosamente as diretrizes LEED para alcançar diversos objetivos, como a redução da contribuição para a mudança climática global, a promoção da saúde e bem-estar humano, a preservação dos recursos hídricos e da biodiversidade, e a criação de ciclos regenerativos para o uso de materiais. O complexo já possui 1.200 painéis solares instalados, gerando 930.000 kWh de energia limpa anualmente, além de um sistema de baterias de armazenamento com capacidade de 6 MW. A implantação do primeiro ônibus autônomo da Pensilvânia em 2023 no campus é outro exemplo de inovação.
Panorâmica mostra transformação do antigo Estaleiro Naval da Filadélfia
No caso do Navy Yard, sua aplicação demonstrou como a certificação pode influenciar e direcionar o planejamento estratégico de um empreendimento, funcionando não apenas como um indicador de desempenho ambiental, mas como um guia para integrar soluções sustentáveis com os aspectos sociais e econômicos do projeto. A utilização dos critérios LEED permitiu uma abordagem holística, assegurando que as soluções ambientais fossem harmonizadas com as necessidades de inclusão, equidade e viabilidade econômica, promovendo um desenvolvimento sustentável de longo prazo.
O Navy Yard mostrou que, ao adotar a certificação como uma ferramenta, é possível equilibrar a busca por resultados ambientais com a criação de um ambiente urbano inclusivo, resiliente e economicamente viável, alinhado às melhores práticas globais de sustentabilidade. Essa experiência reforçou a importância de enxergar a certificação como uma estratégia de longo prazo, que deve ser constantemente aprimorada à medida que novas soluções e desafios surgem, mantendo o compromisso com a sustentabilidade de forma holística e integrada.
A Filadélfia, conhecida como a cidade do amor fraterno, nos proporcionou uma vivência única, que nos inspirou não apenas no campo da arquitetura e sustentabilidade, mas também no campo humano. A energia que permeia a cidade é refletida no Navy Yard, que se apresenta como um farol de transformação urbana sustentável. Este aprendizado, amplificado pela palestra de encerramento do futurista Ari Wallach, nos impulsionou a imaginar e construir um futuro mais sustentável, bonito e saudável. O Navy Yard já está fazendo sua parte, materializando o futuro que desejamos.