Augusto Drummond celebra presença na Galeria dos Ex-Presidentes

Foto: Augusto Drummond na Galeria dos Ex-Presidentes

Familiares, amigos e nomes importantes da Engenharia prestigiaram a inauguração do retrato do engenheiro Augusto Drummond na Galeria dos Ex-Presidentes da Sociedade Mineira de Engenheiros. O evento, no dia 22 de agosto, foi marcado por grande confraternização, com presença de ex-presidentes da SME, do Crea-MG, líderes setoriais e empresários. O ex-governador de Minas Gerais Eduardo Azeredo e o ex-presidente da FIEMG Olavo Machado também compareceram.

A presidente da SME Virgínia Campos destacou, na abertura da cerimônia, que a galeria imprime o valor daqueles que se dedicaram à engenharia mineira. “Ela mostra que a instituição é parte de uma história contínua e que cada líder contribuiu para a construção do que a entidade é hoje. Transmitindo às gerações futuras os princípios que norteiam a missão e finalidade da entidade, garantindo que seus ideais sejam mantidos ao longo do tempo”.

Augusto Celso Drummond nasceu em São Paulo (SP). Formado em Engenharia Elétrica na UFMG, atuou por 28 anos na CEMIG e teve passagens vitoriosas na iniciativa privada, no Legislativo e Executivo da capital. Foi presidente do Crea-MG por duas gestões, entre os anos de 1994 e 1999. Na década seguinte, a convite de seus pares, assumiu a presidência da SME.

O primeiro mandato ocorreu em 2014, quando o Brasil vivia uma grande crise política. “Foi um grande desafio, porque as empreiteiras enfrentavam questões no campo ético e houve uma grande paralisação de obras, com impactos em todo o setor econômico. E debatíamos o assunto em profundidade, inclusive com a presença de ministros e autoridades. Demos uma importante contribuição, dentro de nossas atribuições como entidade de classe”, disse Drummond em seu discurso.

O ex-presidente destacou outro desafio de sua gestão à época. Trazer a entidade de volta à Rua dos Timbiras, no bairro Lourdes. Por uma série de questões, financeiras e físicas, a SME atuava no prédio do Crea-MG. Em uma mobilização que envolveu a diretoria e associados, e com apoio de parceiros, a Sociedade Mineira de Engenheiros voltou à sede histórica, onde permanece até hoje. “Foi uma decisão ousada. Me dediquei integralmente nesse esforço, fui engenheiro de obra e contei com suporte de pessoas muito importantes, como empresários, advogados e mestres de obras que trabalharam com afinco para que conseguíssemos fazer a mudança, em 2017”, comemorou Drummond. Muitos dos parceiros citados por ele estavam no evento.

Foto: Augusto Drummond e convidados

Ao final, Drummond destacou o apoio de lideranças setoriais e empresários que cederam espaço e recursos à entidade durante a reforma do prédio. Entre os citados, Emir Cadar Filho, do Sindicato da Indústria da Construção Pesada no Estado de Minas Gerais (Sicepot-MG), Olavo Machado, que presidiu a Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg) e Ricardo Sena, presidente da Andrade Gutierrez. Agradeceu ainda instituições como Crea-MG, Mútua, Engecred e Sindicato de Engenheiros (Senge-MG), que até hoje contribuem com realizações da SME.

Antes de levar o retrato à galeria, com amigos e familiares, Drummond elogiou a gestão da atual diretoria da SME. Destacou a imunidade tributária conquistada junto à Prefeitura de Belo Horizonte e a constituição do Conselho Consultivo, que reúne ex-presidentes e profissionais reconhecidos com o título de Engenheiro do Ano. “Com isso, teremos maior densidade institucional, para que nossa voz seja amplificada e respeitada,” celebrou Drummond.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *