
A SME participou, como entidade pioneira do fórum, de reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Estratégico de Belo Horizonte (Codese-BH), no dia 6 de junho. A agenda, no Salão Nobre da Prefeitura de Belo Horizonte, marcou nomeação de Álvaro Damião como presidente de honra do grupo. “O Codese é uma ferramenta da cidade, e não de governos. Ao aceitar este convite, Damião reforça o compromisso com um modelo de governança colaborativa, baseado no diálogo, na participação e no planejamento de longo prazo”, destacou a presidente do Codese, Cássia Ximenes.
O encontro consolidou a parceria entre o poder público e mais de 90 entidades da sociedade civil organizada, que buscam construir, de forma colaborativa, um planejamento de longo prazo para a capital mineira. Para presidente da SME, a aproximação com o gestor municipal é promissora.
Virgínia Campos lembra que o Conselho lançou, em setembro passado, a o plano estratégico Construindo Horizontes: Uma Visão de Futuro para Belo Horizonte. “A partir desse diagnóstico, os esforços são direcionados para as áreas onde é possível fazer a maior diferença, complementando e potencializando as ações do poder público e das entidades que compõem o conselho. Esta abordagem assegura que ações sejam focadas, eficazes e alinhadas com as necessidades reais da população da capital”, avalia Virgínia.

Virgínia Campos e Álvaro Goulart, vice-presidente do Crea-MG, que assumiu a coordenação da Regional Hipercentro
Com 82 páginas, o documento reflete o compromisso do Codese-BH com o planejamento de longo prazo, a inovação e a sustentabilidade, pilares essenciais para o desenvolvimento contínuo e harmonioso da capital. A obra reúne o esforço de Grupos de Trabalho (GT’s) que se dedicaram a cinco temas centrais: desenvolvimento econômico, planejamento urbano, desenvolvimento social, educação, inovação e tecnologia.
Em entrevista ao Portal da Amirt, após a solenidade, o prefeito Álvaro Damião disse que pretende destravar processos burocráticos que limitam a atuação da iniciativa privada. “Vamos desburocratizar o executivo. Estava muito simples para a Prefeitura de Belo Horizonte falar não. Pois se a resposta fosse positiva, daria um trabalho. Seria necessário então reunir com secretário, pedir várias licenças. É isso que queremos, ter esse trabalho”, afirmou o gestor municipal.

O CEO do Codese-BH, Elvis Gaia, destacou a presença da SME no conselho
Força da Engenharia
O CEO do Codese-BH, Elvis Gaia, reforça que o conselho é um espaço de articulação da inteligência coletiva da cidade. A participação de entidades representativas de diversos segmentos e setores é o que confere legitimidade ao grupo, densidade técnica e capacidade de proposição.
Para ele, a presença da engenharia tem um papel fundamental. De acordo com o advogado, a visão sistêmica, o domínio técnico e o olhar para soluções estruturantes que os profissionais da engenharia trazem para o Codese são indispensáveis para a construção de propostas sólidas e exequíveis para o futuro de Belo Horizonte. “É com parceiros como a SME que o Codese se fortalece como instrumento da cidade e constrói, com legitimidade e competência, caminhos para um futuro melhor para todos os belo-horizontinos”, definiu Gaia.

A presidente do Codese, Cássia Ximenes, como prefeito Álvaro Damião
Leia a matéria sobre o lançamento do plano estratégico do Codese-BH, noticiado na News da SME em setembro de 2024