Concurso vai premiar soluções inovadoras em áreas da engenharia


Foto: Crédito Freepik

Profissionais e empresas de engenharia e de outras áreas tecnológicas podem se inscrever até 17 de outubro no “Prêmio Assembleia de Incentivo à Inovação – Crise Climática”. O concurso vai reconhecer soluções inovadoras com potencial para enfrentamento da crise climática no Estado de Minas Gerais. As iniciativas devem se enquadrar em algum dos sete temas: meio ambiente, segurança hídrica, agricultura sustentável, energia limpa e eficiência energética, monitoramento, alerta e resiliência, inclusão produtiva e geração de renda, e direito à saúde e à alimentação adequada.

A iniciativa inédita em Minas conta com a parceria com o Parque Tecnológico de Belo Horizonte (BH-TEC) e vai selecionar e apoiar o desenvolvimento de até dez propostas que possam contribuir para prever, evitar ou minimizar as causas ou efeitos das mudanças climáticas em território mineiro.

Cada uma das soluções escolhidas terá direito a um prêmio de R$ 60 mil, além de participação em programa de aceleração promovido pelo BH-TEC, situado no campus da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Emergência climática

Entre janeiro e a primeira quinzena de setembro deste ano, foram registrados incêndios florestais em 66% das áreas de conservação ambiental em Minas Gerais. De acordo com o Corpo de Bombeiros, cerca de 12 mil hectares foram queimados, superando a média histórica. No mesmo período, 105 municípios mineiros decretaram situação de emergência, uma vez que regiões diversas já foram afetadas gravemente por longos períodos de chuvas intensas e seca.

Podem se inscrever pessoas físicas ou jurídicas, domiciliadas ou com sede no Brasil. O interessado deve fazer ainda uma pré-inscrição até 15 de outubro.

Todas as informações sobre o prêmio, além do formulário de inscrição, estão disponíveis no site

https://www.almg.gov.br/participacao/eventos/2024/crise-climatica/inicial/

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *