
A diretoria da Sociedade Mineira de Engenheiros (SME), recebeu no dia 3 de agosto, pela Comissão Técnica de Transportes (CTT) a indicação do nome de Elzo Jorge Nassarala como Engenheiro do Ano 2025. A reunião ocorreu na sede da SME, em Belo Horizonte. “Ao homenagearmos o engenheiro Elzo Jorge Nassaralla, filho de imigrantes e nascido no mesmo ano em que se instituiu a regulamentação da profissão de engenheiro, celebramos um Brasil acolhedor e a força da engenharia capaz de erguer pontes de conhecimento, esperança e bem-estar social”, afirmou Virgínia Campos, presidente da SME.
O coordenador da CTT, Nelson Dantas, destacou no encontro a presença ativa de Nassaralla no colegiado, além do histórico profissional dele. “Ele tem uma participação exemplar em nossas reuniões e é para mim um modelo inspirador desde que cheguei à Comissão de Transporte há 12 anos. Em questões complexas, sempre aponta saídas construídas em cima de engenhosas soluções já testadas e implantadas. Assim, prova que o ofício de engenheiro deve ser feito de maneira responsável, mas também leve, em agradecimento à dádiva que nos é dada de moldar o desenvolvimento do mundo”, disse Dantas.

Elzo Jorge Nassaralla nasceu na cidade de Santos Dumont, em 14 de junho de 1933. É formado em Engenharia Civil e Eletrotécnica pela Universidade Federal de Juiz de Fora, na turma de 1956. É casado e tem dois filhos e quatro netos. Tem larga experiência profissional e ganhou destaque no setor construtivo com a criação da ENECON, empresa prestadora de serviços de projetos e consultoria de engenharia. Através dela, prestou serviços para grandes empresas do Brasil. Seus projetos destacam-se pela qualidade na execução das obras. Também foi funcionário DER-MG, onde assumiu a Diretoria de Projetos.
Sílvio Antônio Soares Nazaré, membro da Comissão Técnica de Transportes, destacou no encontro na SME a trajetória profissional e a sensibilidade de Nassaralla, reconhecido por sua visão humana e otimista da vida. “Estamos diante de uma trajetória que representa dedicação, competência e visão de futuro. Estamos diante de alguém que transformou conhecimento em progresso, técnica em soluções e sonhos em realizações concretas. A engenharia, em sua essência, é a arte de construir caminhos. E ao longo dos anos, ele soube pavimentar não apenas estradas, obras e projetos, mas também valores sólidos: ética, responsabilidade e compromisso com a sociedade”, enalteceu Nazaré.
Gratidão e alegria
Em razão de compromissos pessoais, Elzo Nassaralla não pode acompanhar a reunião. Na semana do encontro, ele estava no estado do Espírito Santo com a esposa Diana. A viagem não o furtou de valorizar, com gratidão e alegria, a homenagem dos colegas de profissão. Enviou mensagens a eles e, de próprio punho, redigiu uma declaração cheia de afeto à Newsletter da SME.
Disse Elzo Nassaralla, no trecho final da carta. “Acordei cedo e tomei o meu café e me dirigi ao Santuário do Padre José de Anchieta que fica próximo de minha estadia. Fui rever tudo o que compõe a participação daquele missionário na convivência com os indígenas a partir da chegada dos portugueses ao nosso Brasil”.

E continuou, atento àqueles que organizaram o encontro em Belo Horizonte, na noite anterior, dia 3 de agosto. “Assisti a missa das 9 horas da manhã e comunguei, sem deixar de agradecer a Deus pelo evento que indicou meu nome e pelas palavras dos amigos Silvio, Nazaré, Nelson Dantas e da nossa presidente Virgínia. Estou vivendo um sonho. Sou um vovô de 92 anos, ainda consciente, recebendo cumprimentos e amigos, parentes, abraços, recomendações. Enfim, um grande sonho”.
Diante de tanta história, respeito e admiração, a cerimônia de outorga da Medalha Engenheiro do Ano 2025 será memorável. O evento será realizado preferencialmente no dia 11 de dezembro, Dia do Engenheiro, na sede da SME, com a entrega da 47ª edição da Revista Mineira de Engenharia, com matéria de capa sobre Elzo Nassaralla.