Engenheira Alice Castilho receberá a Medalha Maura Menin

A SME oficializou no dia 15 de julho o nome da engenheira Alice Castilho como a homenageada da 5ª edição do Prêmio Maura Menin. O convite formal foi feito pela presidente Virgínia Campos, em evento na sede da entidade, em Belo Horizonte. “Sua atuação técnica, institucional e humana no campo da engenharia hídrica é admirável e representa, com grande mérito, os valores que norteiam esta honraria”, ressaltou Virgínia. 

Alice é engenheira civil, formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e possui mestrado em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos pela instituição. É pesquisadora em Geociências do Serviço Geológico do Brasil (SGB). O serviço é vinculado ao Ministério de Minas e Energia. “Operamos grande parte da Rede Hidrometeorológica Nacional – RHN, gerenciada pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), base do conhecimento hidrológico. Com os dados, operamos sistemas de alerta hidrológico de cheias e estiagens em diversas bacias”, explica Alice.

A engenheira, que atua há cinco anos como diretora de Hidrologia e Gestão Territorial da SGB, destaca outras importantes atribuições da empresa pública. “Implantamos a rede monitoramento integrada de águas subterrâneas – RIMAS, mantemos o banco de dados de poços perfurados no país – SIAGAS. Com todos estes dados elaboramos mapas hidrogeológicos e desenvolvemos estudos de disponibilidade hídrica superficial e subterrânea. Atuamos em mapeamento de áreas de risco geológico e hidrológico e na elaboração de produtos voltados a gestão territorial”, diz.

Trajetórias inspiradoras

A Medalha SME Maura Menin foi instituída em 2021 com o propósito de reconhecer trajetórias femininas inspiradoras nas áreas da Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM), com especial destaque para Minas Gerais. O nome de Alice Silva de Castilho foi indicado pela Comissão Técnica de Recursos Hídricos e Saneamento da SME, sob a coordenação da engenheira Patrícia Boson.

Em seu discurso, Virgínia reforçou a convergência entre trajetória profissional de Alice a Maura Menin, patrona da medalha. “Num momento em que a gestão estratégica dos recursos hídricos se impõe como dimensão essencial para o desenvolvimento sustentável, a segurança hídrica e a resiliência climática, sua liderança e competência tornam-se ainda mais emblemáticas”. Para a presidente da SME, a contribuição evidencia a relevância da engenharia como instrumento de cuidado, planejamento e preservação do bem coletivo, em especial das águas, um patrimônio vital à vida e à sociedade.

Alice Castilho agradeceu a acolhida. “Parabenizo a SME pela iniciativa de criação da Medalha Maura Menin, imortalizando essa grande engenheira, e pelo trabalho de fortalecimento da profissão de engenharia no país.” E continuou: “Espero contribuir para a geração do conhecimento hidrológico, indispensável para o dimensionamento de estruturas de aproveitamento de recursos hídricos, seu gerenciamento e prevenção de desastres; bem como no reconhecimento da importância da atuação das mulheres e das engenharias”.

Chanceler da Medalha

A chancela da Medalha em 2025 estará a cargo da bióloga Cláudia Dias, que exercerá o papel de chanceler da honraria, conforme previsto no regulamento da distinção. Juntam-se a ela os chanceleres dos anos anteriores: Patricia Boson (2021), Júlio Nery (2022), Patrícia Leiva (2023) e Marita Tavares, in memoriam (2024), todos comprometidos com a missão institucional da SME.

O convite oficial à Alice contou com a presença de Virginia Ciminelli e Graziella Carvalho,reconhecidas com a Medalha Maura Menin nas edições anteriores.  O prestígio tem grande valor simbólico e reforça o compromisso de cada uma delas com a construção de uma engenharia mais diversa, inclusiva e representativa.

Histórico familiar

Quando da criação do prêmio, a Comissão Técnica de Recursos Hídricos e Saneamento da SME era coordenada pelo engenheiro Sérgio Menin, filho de Maura e profissional de excelência no campo dos recursos hídricos. “A trajetória dos dois inspira gerações de engenheiros e engenheiras pela competência, ética e dedicação ao bem público”, lembrou Virgínia.  

A cerimônia de entrega do Prêmio ocorrerá no dia 22 de agosto.  

Fotos: Emerton Eleutério

Artigos Relacionados