Fundação Gorceix fará cursos e reuniões na sede da SME em BH

Participaram do encontro, pela SME, a presidente Virgínia Campos e o assessor especial Wilson Leal. A Fundação Gorceix foi representada pelo presidente-executivo Cristóvam Paes, o superintendente Reinaldo Pinheiro e o diretor Fernando Gabriel

A presidente da SME, Virgínia Campos, recebeu no dia 25 de fevereiro integrantes da diretoria da Fundação Gorceix, uma das principais instituições de apoio ao desenvolvimento de ciência e tecnologia do setor mineral e metalúrgico do país. Na agenda, representantes das instituições discutiram avanços para o acordo de cooperação e definiram prioridades para o planejamento de 2025.

A SME e a Fundação Gorceix compartilham a missão de valorizar e promover o desenvolvimento da engenharia e de seus profissionais, especialmente em Minas Gerais. No dia 13 de dezembro, Virgínia Campos e Cristóvam Paes, presidente-executivo da fundação, assinaram Protocolo de Cooperação Institucional. Na oportunidade, a SME concedeu o título de Engenheiro do Ano 2024 a Juvenil Tiburcio Félix, membro do Conselho Diretor da Fundação Gorceix e referência nacional no setor. “Temos interesse comum no desenvolvimento e execução de programas de educação continuada, eventos técnicos e atenção a demandas dos setores público e privado”, disse Paes.

Os eixos do Protocolo incluem o fomento à inovação e à pesquisa na engenharia, com ênfase no desenvolvimento de estudos e projetos de base tecnológica e melhores práticas ambientais, especialmente nos setores siderúrgico e de mineração. “Queremos juntos reconhecer e valorizar os profissionais de excelência e promover o engajamento da comunidade de engenharia, fortalecendo laços entre academia, empresas, profissionais e estudantes”, afirmou Virgínia.

Pela SME, o trabalho será coordenado pelo assessor de projetos especiais da entidade, Wilson Leal. “Iremos elaborar um cronograma para a utilização das instalações da SME para agendas de trabalho e cursos da Fundação Gorceix em Belo Horizonte. Como há uma grande oferta de cursos in company e também EAD, vislumbramos a possibilidade de ofertar nossa estrutura para essas capacitações, por exemplo”, explica Leal.

A sede da Fundação Gorceix fica em Ouro Preto. A localização privilegiada da SME na capital é vista como um diferencial importante, que permitiria acesso facilitado para agendas da fundação em BH.

Pela Fundação Gorceix, a liderança para avanços à parceria será coordenada pelo diretor Fernando Gabriel.  “Há um entendimento pela realização eventos técnicos, oferta de cursos e palestras de formação avançada para profissionais de engenharia, além de reuniões estratégicas da Gorceix na sede da SME. A princípio, essas ações irão priorizar os setores de mineração, metalurgia e construção civil”, reforça Fernando.

A FG possui uma trajetória de mais de meio século de trabalho e de conquistas para a geologia, minerações, metalurgia e áreas afins, além de promover o acesso à educação através de bolsas de estudo. Saiba mais sobre a atuação e cursos da Fundação Gorceix pelo site www.gorceix.org.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *