Foto 1: Virgínia Campos entregou a medalha a Juvenil Tibúrcio Félix.
A SME concedeu, no dia 13 de dezembro, o título de Engenheiro do Ano 2024 a Juvenil Tiburcio Félix. A cerimônia de outorga foi bastante prestigiada, com presença de autoridades, empresários, líderes setoriais, familiares e amigos do homenageado. “A escolha é um reconhecimento à jornada tão rica em realizações, inovações, respeito à natureza e àqueles que empreenderam ao seu lado”, disse Virgínia Campos em seu discurso.
Ainda ativo, Juvenil Tibúrcio Félix é membro do Conselho Diretor da Fundação Gorceix, uma das principais instituições de apoio ao desenvolvimento de ciência e tecnologia do setor mineral e metalúrgico. A instituição possui uma trajetória de mais de meio século de trabalho e de conquistas para a geologia, minerações, metalurgia e áreas afins, além de promover o acesso à educação através de bolsas de estudo.
Foto 2: SME e Fundação Gorceix firmaram Protocolo de Cooperação Interinstitucional
SME e Fundação Gorceix compartilham a missão de valorizar e promover o desenvolvimento da engenharia e de seus profissionais, especialmente em Minas Gerais. Tamanha convergência resultou na assinatura de um Protocolo de Cooperação Interinstitucional, assinado no evento por Virgínia Campos e Cristóvam Paes, presidente-executivo da fundação. “O acordo permitirá o desenvolvimento e execução de programas e projetos em áreas de interesse comum, como formação continuada, eventos técnicos e atenção a demandas dos setores público e privado”, destacou Paes.
Os eixos do Protocolo incluem o fomento à inovação e à pesquisa na engenharia, com ênfase no desenvolvimento de estudos e projetos de base tecnológica e melhores práticas ambientais, especialmente nos setores siderúrgico e de mineração. “Queremos juntos reconhecer e valorizar os profissionais de excelência e promover o engajamento da comunidade de engenharia, fortalecendo laços entre academia, empresas, profissionais e estudantes, além de incentivar parcerias que contribuam para o aprimoramento científico, tecnológico, sociocultural e econômico em Minas Gerais”, afirmou Virgínia.
Foto 3: Apresentação da Orquestra Jovem da Arcelor Mittal
A presidente da SME anunciou ainda o fortalecimento de parcerias com outras instituições respeitadas. “Com a Cruz Vermelha, nosso intuito é ofertar às empresas programas para a formação e inclusão de jovens aprendizes no mercado de trabalho. Com a Orquestra Filarmônica, levaremos arte aos associados”.
O evento foi aberto com música de qualidade, executada pela Orquestra Jovem da Arcelor Mittal. E foi encerrada com a entrega da 46ª edição da Revista Mineira de Engenharia.
https://drive.google.com/file/d/1PhbgAOlB60h2wgaOIifj_8hkSE3JpDpK/view
Fotos: Amanda Ketly