Embora seja difícil, falar abertamente sobre o câncer pode ajudar a esclarecer mitos e verdades sobre o assunto e, com isso, ampliar o conhecimento e buscar reduzir o temor associado à doença.
Um em cada três casos de câncer pode ser curado se for descoberto logo no início da doença. Muitas pessoas, por medo ou desinformação, não se submetem aos exames e, assim, atrasam o diagnóstico. É preciso desfazer crenças sobre o câncer para que a doença deixe de ser vista como uma sentença de morte ou como um mal inevitável e incurável.
Alguns tipos de câncer, entre eles o câncer de mama, apresentam sinais e sintomas em suas fases iniciais. Detectá-los precocemente traz melhores resultados no tratamento e ajuda a reduzir a mortalidade.
O câncer de mama pode ocorrer em mulheres e em homens, e a observação de alguma anormalidade no corpo, pela própria pessoa, pode ajudar no diagnóstico precoce da doença. Por isso, o INCA (Instituto Nacional de Câncer) elaborou uma cartilha visando orientar a respeito da prevenção e da detecção de sinais do câncer de mama.
O texto foi extraído da apresentação da cartilha do INCA de 2022: “Câncer de Mama: Vamos falar sobre isso?”.
Acesse o link para o download: https://www.inca.gov.br/sites/ufu.sti.inca.local/files//media/document//cartil1.pdf
Previna-se! Consulte seu médico!