Virgínia Campos
A SME realizou, entre os dias 9 e 12 de outubro de 2024, a I Semana da Engenharia. Promovido em parceria com o Crea-MG, o evento mobilizou as entidades desde o início do segundo semestre. O cronograma foi definido a partir de uma série de reuniões de trabalho, que começaram no dia 13 de julho, na sede da entidade. Com essa definição, as comissões técnicas da SME elaboraram o plano de conteúdo relacionado à agenda.
Foram oito painéis, que reuniram palestras e debates que interconectaram ideias, conceitos e soluções demonstrando a transversalidade da engenharia e importância da interação dos saberes à formulação de soluções e inovações. “Organizamos esse evento com um objetivo bem claro: celebrar a importância da engenharia e destacar seu papel estratégico para o desenvolvimento sustentável e à construção de uma sociedade mais equilibrada e justa”, disse Virgínia Campos em seu discurso de abertura.
Por isso, o sentido de conexão e convergência esteve tão latente ao longo dos dias na SME. “A engenharia prospera a partir de políticas públicas estruturantes, da inovação promovida pelo setor privado. Da mobilização e vigilância liderada pela sociedade civil organizada. É essa interação que nos permite criar cidades sustentáveis, infraestrutura resiliente, energia limpa e acessível, soluções que transformem a vida das pessoas”, disse Virgínia, ao agradecer a participação de todos.
Marcos Gervásio e Virgínia Campos
O presidente do Crea-MG, Marcos Gervásio, reforçou na abertura da palestra os temas centrais da semana: educação, sustentabilidade e desenvolvimento. Destacou a iniciativa da Sociedade Mineira dos Engenheiros, com apoio total da entidade, e parabenizou a presidente Virgínia por sua liderança. “Este evento surge da necessidade de promover reflexões, debates fundamentais para o futuro das nossas profissões e da sociedade. Os temas que serão discutidos ao longo dessa semana refletem os desafios cotidianos enfrentados por nós, profissionais, que precisam se atualizar continuamente para oferecer serviços de qualidade”, disse Gervásio.
ACESSE O LINK PARA CONHECER OS DESTAQUES DO PRIMEIRO DIA