Roosevelt Almado
No dia 12 o painel da manhã teve como tema Inovações verdes: energia da biomassa para um futuro sustentável. A abertura foi feita por Roosevelt Almado, coordenador do CT Agricultura, Florestas e Economia Verde da SME. Com uma visão estratégica, Roosevelt guiou a discussão que destacou o papel da biomassa e da tecnologia no avanço de soluções sustentáveis para um futuro mais verde.
Engenheiro florestal, mestre em Entomologia Florestal e especialista em Inovação e Sustentabilidade, ele fez uma breve introdução sobre o assunto à plateia. “O agronegócio brasileiro é um dos pilares da economia nacional, responsável por uma parcela significativa do PIB e pela liderança global na produção e exportação de commodities, como soja, carne, café e celulose. No entanto, para manter a sua competitividade e responder aos desafios crescentes de sustentabilidade, segurança alimentar e mudanças climáticas, é essencial que o setor invista em inovação e tecnologia”, disse.
Léo Dias
Léo Dias, engenheiro eletricista, sócio diretor da NovoAgro Ventures e fundador da empresa Mov3,trouxe um olhar inovador sobre o agronegócio brasileiro. A palestra O Agronegócio brasileiro deu ênfase à integração de tecnologia e sustentabilidade, ele convidou estratégias para transformar o setor, tornando-o ainda mais competitivo e responsável ambientalmente. “É a mesma história das startups. O agro vive dentro de uma bolha, falando apenas entre si e esquecendo de comunicar com a sociedade. Esse é um grande desafio. Temos que mostrar a pujança do agro, que representa mais de 25% do PIB brasileiro, metade das exportações e
metade da mão de obra no Brasil. Ou seja, é uma potência que não pode ser ignorada”, lembrou Dias.
ACESSE O LINK PARA CONHECER OS DESTAQUES DO QUARTO DIA