Ricardo Valadares Gontijo será agraciado Engenheiro do Ano 2023


O nome do engenheiro Ricardo Valadares Gontijo, sócio fundador Direcional Engenharia, foi indicado por Aloísio Vasconcelos, ex-presidente da SME e Engenheiro do Ano em 2018.  A recomendação é prevista no Estatuto da SME e no regulamento da comenda.  O nome foi validado pela presidente Virgínia Campos, que informou em ofício os presidentes dos Conselhos Deliberativo e Fiscal.

Ricardo Valadares Gontijo é graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), tendo recebido menção honrosa no curso. É sócio- fundador da empresa Direcional, onde atuou como diretor-presidente de 1981 a 2019. Atuou também como diretor de obras da construtora Andrade Valladares de 1974 a 1984, período em que coordenou aproximadamente 35 engenheiros na construção de diversos conjuntos habitacionais.

A notícia da homenagem foi levada pessoalmente ao empresário, em encontro realizado no dia 23 de outubro. A reunião teve como anfitrião o economista Carlos Alberto Teixeira Oliveira, sócio-diretor da Mercado Comum. Além do engenheiro agraciado, participaram da confraternização membros da diretoria da SME e Paulo Brant, vice-governador de Minas Gerais entre 2019 e 2022. Na oportunidade, Virgínia disse que a indicação “retrata a dedicação de Gontijo à engenharia enquanto estudante, profissional e empresário.”

A presidente da SME ressaltou ainda o valor social da empresa liderada por ele. “Muito além de ser um produto da construção civil, a casa própria representa para o cidadão a realização de um sonho, da sua capacidade para dar qualidade de vida à família, de como ele se integrará à sociedade pelo acesso a serviços públicos, ao mundo do trabalho e à formação de sua identidade cultural e social. Enfim, gozar de uma vida digna e produtiva”, lembrou.

Com mais de 40 anos de atuação, a Direcional é uma das maiores construtoras do Brasil, especialista no Minha Casa Minha Vida. O programa está presente em 13 estados e Distrito Federal. São mais de 180 mil unidades entregues. A Direcional se destaca no uso de tecnologia como a grande aliada do método construtivo. São 99,6% de industrialização e altos protocolos em segurança e sustentabilidade nos canteiros de obras.

Para Aloisio Vasconcelos, chanceler da medalha em 2023, Ricardo Valadares Gontijo engrandece o Prêmio SME Engenheiro do Ano. “A Direcional é um ícone na área de engenharia de obras residenciais e industriais, em vários setores da economia. Ricardo é um bom mineiro, de Bom Despacho, e um exemplo de tenacidade e luta pela vida. Ele merece esse reconhecimento em uma grande celebração, na sede da SME”, disse.

A cerimônia de premiação do Engenheiro do Ano deverá ocorrer no dia 11 de dezembro, data em que é celebrado o Dia do Engenheiro. A SME irá confirmar em breve essa informação aos associados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *