Seção: Estreitando diálogos

SME participa de agenda no Espírito Santo


Foto: Márcio Girão, Presidente do Clube de Engenharia, Paulo Lavorine, Diretor da AEAC, José Maria Cola Santos, Presidente da SEE, Cibeli Monteverde, do Instituto de Engenharia, Lenaldo Almeida, Conselheiro do IPB, e Virginia Campos, presidente da SME

A presidente da SME Virgínia Campos participou, nos dias 25 e 26 de julho, de reunião da macrorregião sudeste das Entidades Precursoras, em Vitória (ES). Além da SME integram esse grupo regional o Clube de Engenharia, do Rio de Janeiro, a Sociedade Espírito-Santense de Engenheiros, do Espírito Santo, o Instituto de Engenharia, de São Paulo e a Associação de Engenheiros e Arquitetos de Campinas, também de SP.

O encontro foi proporcionado pelo Crea do Espírito Santo e contou com a participação do Instituto Politécnico da Bahia (IPB), a convite do anfitrião. As Entidades Precursoras têm calendário de reuniões entre si e da Coordenação Nacional com as Macrorregiões: Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul. Na oportunidade, as entidades discutiram os avanços das ações definidas como agenda mínima.

A definição dessa pauta ocorreu durante as reuniões no 13° Encontro de Líderes em Brasília (DF), em fevereiro deste ano.  A reunião nacional tratará da participação das Entidades Precursoras na 79ª Semana Oficial da Engenharia e Agronomia (SOEA), que acontece de 7 a 10 de outubro, no Centro de Convenções de Salvador. A 79ª SOEA tem como foco central a inovação e o papel estratégico dos profissionais na construção de um futuro sustentável.

Crea-MG recebe SME e Direcional


Foto: Ricardo Gontijo Valadares, da Direcional Engenharia, Marcos Gervásio, Lucio Borges, Marcelo Abolafio, do Crea-MG e Virginia Campos, presidente da SME

A valorização dos profissionais da engenharia foi pauta de encontro no Crea-MG, no dia 16 de julho. A agenda reuniu membros da diretoria do conselho, SME e lideranças setoriais, como Ricardo Gontijo, da Direcional Engenharia, e Lucio Borges, ex-presidente do conselho. Na oportunidade, Virginia Campos atualizou o presidente do Crea-MG Marcus Gervásio sobre avanços do projeto SME 100 Anos: de todos para todos. O projeto estabelece diretrizes à reforma física e administrativa da entidade, já em curso, condições essenciais para a revitalização institucional da SME.

O presidente do Crea-MG reiterou o apoio do conselho às entidades de classe, e elogiou esforço pelo fortalecimento da SME e prometeu contribuir para a efetivação do projeto do centenário sobretudo nos espaços que proporcionam ampliar a divulgação das ações da engenharia e a promoção de aperfeiçoamento e qualificação dos profissionais. 

Virgínia aproxima SME de arquitetos e urbanistas


Foto: Alberto Dávila, membro do Conselho Deliberativo da SME; Cecilia Fraga, presidente do CAU, e Virginia Campos, presidente da SME

A presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de MG Cecília Fraga recebeu, no dia 11 de julho, a Virgínia Campos, presidente da SME. Virginia apresentou o projeto SME 100 Anos – de todos para todos, e convidou os profissionais da área a contribuírem, como associados, no projeto que estabelece diretrizes à reforma física e administrativa da entidade.

Autarquia de direito público, o CAU possui a função de orientar, disciplinar e fiscalizar o exercício da profissão de arquitetura e urbanismo, zelar pela fiel observância dos princípios de ética e disciplina da classe em todo o território nacional, de acordo com a Lei 12.378, de 2010.

Construa Minas 2024

Cecília falou da participação do CAU no Construa Minas 2024, encontro com mais de 25 entidades do setor da construção civil e mercado imobiliário e 100 horas de palestras. O evento, em Belo Horizonte, é idealizado pela CBIC e Sinduscon-MG, com apoio do Sebrae Nacional.

O CAU/MG estará presente no dia 20 de agosto com dois painéis comandados por vários profissionais de vasta experiência na área de aprovação de projetos e mercado imobiliário, tratando da simplificação e desburocratização do processo de aprovação de projetos e como a Arquitetura pode se posicionar no mercado.

A Sociedade Mineira de Engenheiros também terá uma importante agenda no Construa Minas. No dia 19, a SME e a Escola Superior Dom Helder Câmara irão realizar a rodada preparatória para o Seminário Nacional de Retomada de Obras Paralisadas.

Na Rodada Preparatória, serão publicados os resumos dos artigos selecionados para apresentação no seminário. As linhas de pesquisa já foram definidas:

– Inovações da Lei de Contratações 14.133/21 na área das engenharias.
– Formação técnica e universitária dos profissionais das engenharias e sua capacidade de resposta ao mercado.
– Consensualismo na resolução de conflitos na área das engenharias.
ESG e Inovação nas Obras e Serviços de Engenharias.
– Gerenciamento e alocação de riscos nos contratos de obras e serviços de engenharia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *