Semana da Engenharia terá debates sobre mobilidade e segurança hídrica


Crédito: Freepik

A Newsletter da SME traz nesta edição mais informações sobre a Semana da Engenharia, que ocorrerá entre os dias 9 e 12 de dezembro. Promovido em parceria com o Crea-MG, o evento tem vagas limitadas. A série de palestras e debates culminará com a cerimônia de entrega da Medalha do Engenheiro do Ano, marcada para o dia 13 de dezembro, uma sexta-feira.

O dia 10 o público terá acesso a conhecimentos relacionados à Urbanização e engenharia de baixo carbono. O painel será aberto por Luiz Godoi: Coordenador da CT de Engenharia de Baixo Carbono da SME.

Há dois módulos nesse debate. Construção de Baixo Carbono, com moderação de Adriano Manetta, vice-presidente da CMI e diretor da SME. Esse debate irá ampliar as discussões sobre sustentabilidade nas edificações e como as construtoras desenvolvem projetos à luz do ESG. No mesmo dia ocorrerá Na Estrada da Smart City e ESG. Nas agendas, temas como urbanismo sustentável, smart cities, e o projeto Casa Zero, que tem como propósito inspirar comunidades e transformar negócios apontando prioridades com conhecimento técnico e ações socioambientais de impacto positivo. Esse debate será mediado com moderação de Grazi Carvalho, CEO do Instituto LICI.

No dia 11 o painel terá como tema central Mobilidade e energia limpa: um compromisso com o futuro. A abertura está sob responsabilidade de Nelson Dantas, Coordenador da CT de Transporte e Mobilidade da SME. “Vamos explorar juntos o impacto das tecnologias limpas na mobilidade e no transporte coletivo, desde ônibus elétricos até sistemas metroferroviários eficientes, integrados a fontes de energia renovável, com foco na nossa capital. Este evento é o ponto de partida para um futuro mais verde, acessível e inovador”, convida Dantas.

O primeiro ciclo de palestras terá como tema A Importância da Mobilidade Sustentável. Entre as abordagens energias renováveis e sustentabilidade na mobilidade, mobilidade elétrica e mudanças climáticas e trens híbridos. Nesse, o moderador será Alexandre Bueno, coordenador do CT de Energia da SME. O segundo ciclo irá destacar o Planejamento e Mobilidade Urbana para BH e Região Metropolitana. O Secretário de Estado e Infraestrutura e Mobilidade, Pedro Bruno Barros de Souza, confirmou presença.


Crédito: Freepik

Segurança Hídrica

 No dia 11 de dezembro, a partir das 14h00, como conteúdo da I Semana de Engenharia da SME, em debate Segurança hídrica – abastecimento da região metropolitana de belo horizonte. Patricia Boson, coordenador da CT de Recursos Hídricos e Saneamento da SME dará boas-vindas. “Em um cenário de mudanças climáticas, com reflexos diretos na segurança hídrica, traduzidos pelos eventos hidrológicos extremos, águas demais ou águas de menos, é um debate da maior relevância, seja para informar aos cidadãos sobre qual o grau de risco, com reflexos comportamentais no uso da água; seja para divulgar a complexidade e o grau de sofisticação da engenharia hídrica necessária para alimentar o sistema de abastecimento com qualidade e constância. Para isso, o engenheiro é fundamental”, alerta Patrícia.

No debate engenheiros com atuação no campo da hidrologia contará com gestores da Copasa e membros do Serviço Geológico do Brasil e da Comissão Técnica de Recursos Hídricos e Saneamento da SME. Destaque especial para a palestra de abertura. O engenheiro José Nelson Almeida Machado falará sobre a História do abastecimento público em Belo Horizonte, incluindo o papel do reservatório da Pampulha nessa saga.

A sequência do painel trará um debate consistente sobre Alternativas viáveis e urgentes para segurança hídrica, com presença confirmada de especialistas renomados. O debate será moderado por Renato Júnio Constâncio, Coordenador do Grupo Gestor de Vazão do Alto Rio das Velhas – CONVAZÃO/CBH Velhas, que teve um importante papel de articulação, na busca de uma maior garantia para o abastecimento da Região Metropolitana de BH. “Trata-se de uma grande oportunidade de aprendizado e atualização, como uma chamada para conhecimento e corresponsabilização de todo cidadão da RMBH para tema tão vital”, alerta Patrícia

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *