Programa Amigos da Filarmônica está apto para receber a destinação solidária do imposto. Pessoas físicas podem destinar sem gastar mais nada por isso
Seu Imposto de Renda (IR) pode ser investimento em cultura. A legislação brasileira permite que pessoas físicas destinem até 6% do Imposto de Renda devido a projetos culturais aprovados. Esta destinação não aumenta o valor do imposto, apenas direciona parte do recurso para iniciativas culturais e educativas.
O Programa Amigos da Filarmônica, iniciativa que transforma doações em música, educação e oportunidades para crianças, jovens e adultos em todo o estado, é apoiado pela Sociedade Mineira de Engenharia (SME) que convida seus associados a fazerem a destinação solidária do IR para a orquestra.
Criado em 2015, o programa completa dez anos de atuação e já alcançou mais de 220 mil pessoas, viabilizando concertos didáticos, ações educativas, ensaios abertos, projetos de formação de plateia e iniciativas como Concertos para a Juventude, Festival Tinta Fresca e Filarmônica na Praça. As contribuições garantem a continuidade da programação artística e o compromisso da Orquestra com a democratização do acesso à música de excelência.
Para a SME, a parceria reafirma o entendimento de que o desenvolvimento de Minas Gerais passa pela técnica, pela sensibilidade, pela educação e pela cultura como vetores de transformação social.
“Para a SME, apoiar a Filarmônica representa facilitar o desenvolvimento humano por meio da cultura que também pode e deve ser missão da engenharia” defende Virgínia Campos, presidente da SME.
Além de divulgar o programa junto aos associados, a SME mantém relacionamento ativo com a Orquestra, promovendo o acesso de engenheiros e suas famílias a concertos e incentivando a participação em atividades culturais, reforçando o papel da engenharia como agente de cidadania.

“O Programa Amigos da Filarmônica é uma ponte entre a música e a sociedade civil. Cada contribuição fortalece o acesso à cultura e garante que a Orquestra continue encantando e formando novas gerações de ouvintes” comenta Zilka Caribé, Diretora de Marketing e Comunicação da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais.
Investir na cultura com o Imposto de Renda: um ato de cidadania
A destinação solidária do Imposto de Renda é uma ferramenta poderosa de cidadania. Ao direcionar parte do imposto para iniciativas como a Filarmônica, o engenheiro investe em cultura, educação e futuro, sem qualquer custo adicional. É uma escolha consciente sobre onde o recurso público deve gerar impacto real para a sociedade.Sua escolha fortalece a cultura, amplia o acesso à música e contribui para o desenvolvimento humano de Minas Gerais.
A SME convida seus associados a se tornarem Amigos da Filarmônica e fazerem parte dessa transformação.
Como participar do Programa Amigos da Filarmônica
Qualquer pessoa física pode contribuir de duas formas:
- Doação incentivada — via Lei Federal de Incentivo à Cultura, com dedução no Imposto de Renda Pessoa Física;
- Doação direta — realizada a qualquer momento do ano, sem incentivo fiscal, a partir de R$ 50.
Passo a passo: como destinar seu Imposto de Renda para a Filarmônica
- Verifique se você declara o IR no modelo completo;
- Calcule o valor disponível para destinação (até 6% do imposto devido);
- Acesse o site oficial: fil.mg/amigos ou filarmonica.art.br/amigos;
- Escolha a opção “doação incentivada” e siga as instruções;
- Realize a doação até 27/12/2025 (para abatimento no IRPF 2026 – ano-base 2025);
- Guarde o comprovante para informar na sua declaração de Imposto de Renda.