SME apoia Seminário Internacional Águas para o Futuro

Belo Horizonte será palco de um dos encontros mais estratégicos da agenda ambiental latino-americana: o Seminário Internacional Águas para o Futuro 2025. O evento será realizado entre os dias 3 a 5 de junho no Teatro Unimed e reunirá delegações de 28 países, autoridades públicas, pesquisadores, representantes de universidades, centros de pesquisa e organizações internacionais. Com o tema “Preparatório para a COP 30 – Cidades Resilientes no Enfrentamento das Mudanças Climáticas”, o evento, no Minas Tênis Clube, integra a programação da Semana do Meio Ambiente.

A SME apoia o evento, que busca articular ciência, cooperação internacional e políticas públicas voltadas à segurança hídrica e à sustentabilidade dos territórios urbanos. A presença institucional foi articulada pela coordenadora da Comissão Técnica de Recursos Hídricos e Saneamento da SME. “A SME apoia por princípio e tem orgulho de fazer parte dessa iniciativa”.  

Para ela, o evento tem dimensão estratégica, pois destaca a gestão dos recursos hídricos como tema imprescindível na definição e promoção de políticas e projetos no campo da resiliência e adaptação às variações climáticas, especialmente no que ser refere ao futuro da gestão da água e da sustentabilidade urbana. “Sentimos na pele todos os impactos negativos oriundos ou exemplificados pelas alterações climáticas. Elas se expressam de duas formas: água demais (cheias e inundações) ou água de menos (escassez e seca). Portanto, todos os nossos esforços deveriam se concentrar em ações de preparação de nossas cidades, nossas economias, nossas comunidades para a resiliência e adaptação a essas duas adversidades”, alerta Patrícia.

Assembleia Legislativa de Minas Gerais, Tribunal de Contas do Estado, Semad-MG, Fecomércio MG, Crea-MG, Sebrae/MG e Copasa são apoiadores institucionais do evento.

 Busca por soluções

A programação inclui painéis temáticos, fóruns, palestras e espaços de diálogo, com foco na construção coletiva de soluções para o setor, a iniciativa privada e a sociedade civil organizada. “Nosso objetivo é mobilizar cidades, instituições e lideranças para transformar desafios climáticos em soluções concretas. O seminário é um espaço de construção coletiva e internacional, com foco na resiliência urbana, na segurança hídrica e na sustentabilidade dos territórios”, afirma Breno Carone, idealizador do evento e presidente do Instituto IDeSCA.

Coordenado pelo Programa Hidrológico Intergovernamental (PHI) da UNESCO, pelo CeReGAS – Centro Regional para la Gestión de Aguas Subterráneas da América Latina y el Caribe e pelo ISARM Américas, o seminário é realizado pelo Instituto Espinhaço, Centro IDeSCA e HMN Consultoria.

As inscrições já estão abertas no site oficial do evento: www.aguasparaofuturo.com

 

 

Artigos Relacionados