SME avança em preparativos para a Semana de Engenharia

A SME intensifica os preparativos para a realização da Semana de Engenharia. O evento será realizado de 22 a 24 de setembro na sede da Centro Universitário Dom Helder, em Belo Horizonte. A presidente Virgínia Campos liderou, no dia 12 de junho, reunião de trabalho com coordenadores de comissões técnicas a fim de definir painelistas e mediadores, refinar as temáticas e definir a logística para uma agenda propositiva. Assim como a edição de 2024, a Semana tem como correalizadores o Crea-MG e a Dom Helder.

Diferente da edição realizada em dezembro passado, a Semana de Engenharia 2025 terá três dias e temas centrais já definidos: Recursos Hídricos, Engenharia e Inovação e Mudanças Climáticas e Segurança Alimentar. Os painéis serão concentrados no turno da tarde e, após o intervalo de debates, haverá uma palestra magna com um especialista de renome nacional. Para Virgínia, a semana reforça a disposição da SME, uma entidade do terceiro setor, em “transformar o presente com educação, impulsionar o futuro com inovação e construir um mundo justo com equidade social”.

Temas

Participaram da reunião de trabalho na SME Patrícia Boson, da Comissão de Recursos Hídricos e Saneamento, Roosevelt Almado, de Agricultura, Florestas e Economia Verde, Ackel Bracks, de Infraestrutura, e Werner Rolfs, membro do Conselho Deliberativo, além de Luiz Roberto Godoi, do Centro de Referência de Engenharia de Baixo Carbono, e Cláudio Soares, da Dom Helder, de forma remota.

A programação completa será definida até julho, mas há consenso sobre alguns temas: gestão de águas pluviais e drenagem urbana, segurança hídrica, aspectos legais do uso da inteligência artificial, novos modelos e materiais construtivos, produtividade das culturas agrícolas, impacto das mudanças climáticas e novas rotas de energia verde para a transição energética.

De portas abertas

Como em 2024, a Semana tem como norte a Educação, Inovação e Equidade Social. Na primeira edição, o evento contou com mais de 60 palestras e debates que interconectaram ideias, conceitos e soluções demonstrando a transversalidade da engenharia.

Os painéis apresentaram oportunidades para que a engenharia atue nacionalmente como agente de transformação por meio de ações e projetos que gerem impactos positivos. Um cenário favorável à criação de empregos e renda, valorizando o capital humano, promovendo a inclusão e impulsionando a inovação tecnológica e soluções digitais. “Nossa casa está sempre de portas abertas, em um ambiente de cordialidade, ética e compromisso com o desenvolvimento. Assim, honramos a missão da SME de integrar, desenvolver e valorizar as engenharias e seus profissionais, por meio do aprimoramento tecnológico, científico, sociocultural e econômico da sociedade”, reforça a presidente Virgínia Campos

 

Artigos Relacionados