
A presidente da SME, Virginia Campos, recebeu no dia 13 de maio diretores da Fundação Gorceix e o diretor da Ecotri Projetos Sustentáveis, Wille Pos. Na agenda, Pós apresentou o projeto Mineração sem barragem e detalhou como a empresa busca novas parcerias para colocá-lo em etapa de planta piloto. A reunião foi sugerida pelo engenheiro Juvenil Felix, agraciado com a comenda Engenheiro do Ano em 2024.
O projeto foi desenvolvido pela Ecotri e, ainda em fase de bancada, testado e patenteado. “O projeto promove a extração dos metais de interesse, no caso específico é um minério de níquel laterítico. Após extração de níquel, cobalto e ferro, o rejeito final é convertido em aditivo de solo/fertilizante. Esse processo traz grandes benefícios para viabilidade de minas com baixos teores metálico e agrega valor à sustentabilidade, por não possuir barragem para disposição de rejeitos”, explica Pos.
A presidente da SME, Virginia Campos, celebrou a inovação e se colocou à disposição para contribuir com avanços. “A viabilidade do projeto poderá colocar a mineração em novos patamares, tanto de geração de renda quanto à sustentabilidade, tão buscada no mundo corporativo”, disse Virgínia.

Além de Virgínia Juvenil Felix e Willie Pos, participaram da reunião os executivos da Fundação Gorceix Roberto Maia, Fernando Gomes e Paulo Furtado.
Convênio
A reunião é parte do acordo de cooperação entre a SME e a Fundação Gorceix, firmado no final de 2024. No dia 13 de dezembro, Virgínia Campos e Cristóvam Paes, presidente-executivo da fundação, assinaram Protocolo de Cooperação Institucional. Em fevereiro deste ano, as instituições discutiram avanços para o acordo de cooperação e definiram prioridades para o planejamento de 2025.
Os eixos do Protocolo incluem o fomento à inovação e à pesquisa na engenharia, com ênfase no desenvolvimento de estudos e projetos de base tecnológica e melhores práticas ambientais, especialmente nos setores siderúrgico e de mineração. “Queremos juntos reconhecer e valorizar os profissionais de excelência e promover o engajamento da comunidade de engenharia, fortalecendo laços entre academia, empresas, profissionais e estudantes”, afirmou Virgínia.
Leia mais sobre a parceria no link