A Sociedade Mineira de Engenheiros (SME) realizou no dia 13 de fevereiro reunião com a Federação Mineira de Fundações e Associações de Direito Privado (FUNDAMIG). No encontro, membros da diretoria apresentaram dados do planejamento estratégico, além de avanços e adequações de gestão alinhados às atribuições do terceiro setor, que é a natureza jurídica da entidade. “É uma demanda que já havia sido mapeada. Na reunião, definimos planos para um primeiro diagnóstico e um cronograma de ações, visando a formulação de um planejamento estratégico de curto e médio prazo”, explica Flávio Fontes, vice-presidente administrativo financeiro da SME.
Além de Flávio e a presidente Virgínia Campos, participaram do encontro Victorio Semionato, Teodomiro Diniz, Wilson Leal, pela SME. A superintendente executiva Júlia Caldas e a assessora jurídica Lívia Furtado representaram a federação. A articulação é importante diante dos avanços promovidos pela SME, com real entendimento sobre as particularidades de atuação enquanto entidade do terceiro setor. “A SME tem clareza do seu objetivo estatutário, de seu propósito como organização sem fins lucrativos e, em especial, de sua finalidade: atender o público e promover o desenvolvimento do estado. Isso demonstra a maturidade da gestão”, avalia Júlia Caldas.
A SME está registrada na federação desde o final de junho de 2024. A FUNDAMIG é a primeira organização representativa de Fundações no Brasil e promove desde 1994 o fortalecimento e o intercâmbio entre fundações e associações em Minas Gerais, como mecanismo de transformação social. Com a filiação, a entidade tem acesso a programas de formação contínua para gestores, planejamento estratégico, apoio na captação de recursos, intercâmbio de boas práticas compartilhando inovações em gestão de organizações sem fins lucrativos.
A SME trabalha, com apoio de consultoria externa e orientação da fundação, na adequação de estratégias e plano de metas para avanços concretos alinhados ao estatuto e atuação pela representação dos profissionais e empresas de engenharia. “É uma entidade com potencial gigantesco. A SME acerta quando investe tempo e recursos humanos para alinhar ferramentas de gestão para melhor desempenho e resultados para os associados”, avalia Julia.