Foto: Luciano Viana
A Sociedade Mineira de Engenheiros (SME) firmou convênio com o Instituto Cultural Filarmônica para estreitar laços entre as instituições e promover a cultura e a arte. Com a parceria, os associados, dependentes e funcionários da SME têm condições especiais para a compra de ingressos e aquisição de pacotes de assinatura da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais. Além disso, a SME poderá organizar visitas guiadas à Sala Minas Gerais, mediante agendamento prévio e conforme disponibilidade do Instituto.
Em novembro passado, a Diretora de Marketing e Relacionamento da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, Zilka Caribé, realizou uma visita de cortesia à SME. À época, Zilka destacou a afinada relação entre as instituições, por interesses e públicos em comum. “Há uma convergência pela promoção da arte e da cultura e queremos oferecer aos associados a oportunidade de se aproximarem ainda mais da música, da Filarmônica”, disse Zilka.
A SME avançou à assinatura do convênio em julho, a partir da articulação do vice-presidente de Relações Institucionais da entidade, Adalberto Carvalho de Rezende, junto ao Instituto. Para a presidente Virgínia, a SME é uma casa aberta à cultura e o conhecimento “A parceria está alinhada a um conceito que temos difundido em ações realizadas em nossa casa: cultura e engenharia estão intimamente ligadas”, afirmou a presidente, que ainda citou o escritor alemão Johann Goethe: “Não existe meio mais seguro para fugir do mundo do que a arte, e não há forma mais segura de se unir a ele do que a arte”.
Foto: Daniela Paoliello
A Filarmônica
Referência no Brasil e no mundo desde sua fundação, em 2008, a Filarmônica de Minas Gerais é resultado de uma política pública do Estado de Minas Gerais, seu principal mantenedor. Conduzida por seu Diretor Artístico e Regente Titular, Fabio Mechetti, a Filarmônica é composta por 90 músicos de todas as partes do Brasil, Europa, Ásia e das Américas.
A orquestra recebeu numerosas menções e prêmios, possui 13 álbuns gravados e obteve uma indicação ao Grammy Latino em 2020. As temporadas de concertos são realizadas na Sala Minas Gerais, sua sede em Belo Horizonte, em seis séries, sinfônicas e de música de câmara, em que são interpretadas obras do repertório clássico ao contemporâneo, com convidados de destaque nos cenários nacional e internacional. Reconhecida por seu projeto arquitetônico e acústico, a Sala Minas Gerais é considerada uma das principais salas de concerto da América Latina.
Foto: Alexandre Rezende
As contrapartidas
Os descontos serão de 15% sobre o valor dos bilhetes para os concertos Allegro, Vivace, Presto, Veloce, Fora de Série e Câmara da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais. Para os pacotes de assinatura, os descontos serão de 10%. A Filarmônica também irá disponibilizar dois pares de ingressos a cada mês para os concertos da mesma série em apresentações definidas pelo Instituto.
Pelo convênio, o Instituto também deverá exibir a logomarca da SME em peças de divulgação veiculadas no videowall da Sala Minas Gerais durante alguns concertos da temporada 2024.
Caberá à SME informar os nomes dos associados que receberem os ingressos mensais e divulgar a programação e projetos do Instituto, além dos concertos, as assinaturas e o programa “Amigos da Filarmônica” para os seus associados em seus canais de comunicação, como a newsletter.
A SME também enviará a programação da Filarmônica para os associados por whatsapp e email. Informações poderão ser obtidas na secretaria da SME sme@sme.org.br