Alinhar a engenharia mineira ao que de mais moderno está sendo produzido no mundo em matéria de inovação e novas tecnologias. Este é o objetivo do programa de imersão que a Sociedade Mineira de Engenheiros (SME) está lançando e que levará uma turma de profissionais da engenharia ao Vale do Silício, nos Estados Unidos, em julho próximo.
O Vale do Silício, localizado na parte sul da região da baía de São Francisco, na Califórnia (EUA), abriga muitas startups e empresas globais de tecnologia. Apple, Facebook e Google são algumas das mais conhecidas. Na região, também estão várias instituições com foco em tecnologia, estabelecidas próximas à Stanford University.
O programa de imersão da SME, fruto de parceria firmada entre a instituição e a Silicon Valley Brasil, terá duração de oito dias, período durante o qual os participantes conhecerão a Plug and Play, a maior incubadora do Vale do Silício, participarão de pich de startups de engenharia e agrotecnologia, além de quatro workshops, com executivos do Google, WhatsApp e professor da Stanford University. Da programação constam, também, debate com representantes do Facebook, sobre tecnologia 5G, e visita às instalações da Tesla Motors, onde os participantes poderão dirigir um veículo elétrico produzido pela montadora americana.
Modernização – De acordo com a presidente da SME, Virgínia Campos, a iniciativa faz parte da estratégia da instituição de fortalecer as engenharias e, ao mesmo tempo, modernizar a SME, incorporando à sua atuação ações voltadas ao empreendedorismo, à tecnologia, e à sustentabilidade, a serem oferecidas na forma de treinamento não convencional, como o que está sendo oferecido pela imersão no Vale do Silício.
O objetivo, segundo ela, é que a SME crie espaços para o desenvolvimento e aceleração de novas idéias, tanto dos associados mais jovens, que buscam capacitação para o mercado de trabalho, quando dos associados mais experientes, que estão em busca de vivenciar a modernidade e ampliar o seu networking.
A ideia, segundo o presidente do Comissão de Apoio e Mentoria ao Jovem Empreendedor, Stéfano Angioletti, é promover experiências como a da imersão no Vale do Silício, pelo menos uma vez por ano. Sua expectativa é de que o programa consiga abrir novas perspectivas para os profissionais participantes que, como ele ressalta, necessariamente não precisam ser jovens para apostarem na inovação. “As pessoas têm que se renovar. Para isso, é preciso fazer coisas novas. Mesmo o profissional que já tem décadas de experiência precisa se renovar de modo a atuar com novas habilidades”, afirmou Stéfano Angioletti.
Parceria – A operação da imersão será feita pela Silicon Valley Brasil, uma empresa brasileira que já levou mais de 400 profissionais para a experiência semelhante à que será oferecida pela SME. A empresa foi fundada em 2016 pelo designer João Roberto de Azambuja Júnior, que naquele ano, resolveu abandonar o que fazia para se dedicar integralmente ao empreendimento que, inicialmente, levou à Califórnia um grupo de cinco pessoas.
Os resultados não demoraram a aparecer. Em 2019, a empresa faturou R$ 2,5 milhões. Em 2020, os negócios sofreram uma queda, mas alcançaram faturamento de R$ 1,5 milhão, que, tendo em vista o cenário adverso criado pela pandemia, ele considera satisfatório.
João Roberto espera que o programa desenvolvido para a SME abra os horizontes dos participantes de tal forma que, após vivenciarem a cultura do Vale do Silício e terem acesso a ferramentas de inovação, sintam-se mais encorajados a investir em seu próprio negócio ao retornarem. “Esse é o nosso diferencial”, ressalta o diretor da Silicon Valley Brasil. Ele acredita que após retornarem, os participantes da imersão estarão muito mais capacitados a inovar e empreender. Ao mesmo tempo, estarão mais conscientes da revolução tecnológica que está por vir.
Porque fui ao Vale do Silício
“Acredito que todos estamos trabalhando muito e com bastante pressão por entrega. Esse cenário nos faz trabalhar de cabeça baixa, com pouco ou nenhum tempo para buscar outra forma de fazer ou até outro produto para entregar. Seguimos aplicando o mesmo tool kit por anos. Ir ao Vale do Silício é beber água direto na fonte! É se permitir um olhar de cima, de fora. Não haverá uma mudança drástica e imediata na sua rotina, mas abrirá canais para que você se permita voltar a pesquisar, desaprender e reaprender e conhecer gente que vale muito a pena. Comigo funcionou assim. Voltei com um vocabulário que desconhecia. Encontrei pessoas bem mais novas e bem mais velhas, cronologicamente, mas todas curiosas como adolescentes. Descobri que há alguns cursos que posso fazer e agregar novos skills ao meu currículo. Fui como Gerente de Inteligência de Compras e em seis meses era Gerente de Transformação Digital. Claro que não foi a viagem que me habilitou para tal, mas me inspirou a buscar uma compreensão melhor das necessidades atuais na empresa. Recomendo fortemente essa experiência.”
Maria Thereza Ortiz, gerente de Parcerias Estratégicas da Cosdrivers.
O que é o programa
Imersão no Vale do Silício, Califórnia (EUA)
Duração: oito dias, entre 3 e 10 de julho de 2021
Objetivo: Possibilitar a oportunidade de conhecer a cultura local; buscar fontes de investimento e programas de aceleração; e criar vínculos e parcerias comerciais com empresas que atuam em seu segmento de mercado e são referências mundiais.
Valor: US$ 3,6 mil mais impostos
Mais informações: www.siliconvalley.com.br, euvou@siliconvalley.com.br e WhatsApp: (41) 99237-2016
SME/Assessoria de Comunicação
Boa tarde,
Gostaria de agendar um bate-papo para entender o programa de imersão no vale do silício.
Quero promover um programa para os executivos da Yamaha e busco entender o que você podem oferecer nessa jornada.
Fico no aguardo.
At.,