
A presidente da SME, Virginia Campos, e a coordenadora da Comissão Técnica de Recursos Hídricos e Saneamento Patrícia Boson, cumpriram no dia 21 de maio importante agenda na prefeitura de Belo Horizonte. Elas foram recebidas pelo secretário municipal de Meio Ambiente de Belo Horizonte, João Paulo Menna Barreto. Temas de interesse público dominaram o encontro técnico. Entre eles, a gestão do Lagoa da Pampulha. “A SME defende a manutenção das características ecossistêmicas desse corpo hídrico sui generis, um lago artificial urbano com significativa densidade populacional e cuja área de drenagem ultrapassa os limites do município de BH”, reforçou Patrícia.
As mudanças climáticas e eventos extremos também foram pauta na reunião, assim como a gestão das águas pluviais e drenagem urbana. A SME apresentou ao secretário e sua equipe as atividades da Comissão de Recursos Hídricos e Saneamento nessas duas frentes. São ações desenvolvidas há três anos, com resultados significativos baseados em elementos técnicos e científicos para o desenvolvimento e implementação de políticas públicas adequadas.
Na avaliação da presidente da SME. a recepção foi muito assertiva, com o caminho aberto para o aprofundamento e formalização de uma parceria entre a SME e a PBH. “São políticas que podem trazer resultados efetivos à população, com soluções socioeconômicas e ambientais no curto, médio e longo prazos”, ponderou Virgínia.
O secretário destacou em suas redes sociais a importância do encontro. “A reunião reafirma que estamos de portas abertas para o fortalecimento das parcerias estratégicas em benefício da população de Belo Horizonte, especialmente no enfrentamento dos desafios da gestão hídrica”, publicou Menna Barreto.
E reforçou a disposição do Executivo em buscar soluções para a cidade com o apoio da SME. “Iniciativas como essa demonstram o compromisso da gestão, liderada pelo prefeito Álvaro Damião, com a sustentabilidade, o diálogo técnico e a construção coletiva de soluções para a cidade”, garantiu.