Com foco em liderança técnica e impacto social, evento com chancela internacional reforça o papel da engenharia pública no desenvolvimento humano e sustentável. SME apoia a realização do evento e contribui com painel sobre liderança e voluntariado
A Sociedade Mineira de Engenheiros (SME) sediará a nona edição do Fórum Internacional do Voluntariado Transformador, dia 02/12, na sede da instituição. O evento é um dos principais encontros da América Latina dedicados ao fortalecimento do ecossistema de solidariedade, inovação e desenvolvimento sustentável.
Com dez chancelas internacionais, o evento tem como tema “2052 – Voluntariado e Liderança” e reúne representantes dos três setores, pesquisadores, educadores e lideranças comunitárias para debater o futuro do voluntariado técnico em interface com Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), Environmental, Social and Governance (ESG), cidades inteligentes e inteligência artificial.
Um dos destaques da programação é o Painel Panorama I – “Liderança, Legado e Voluntariado: Engenharia a Serviço do Desenvolvimento Humano e Coletivo”, conduzido por representantes da instituição, Virginia Campos, presidente da SME e Roosevelt – Coordenador da Comissão Técnica de Agronomia, Florestas e Economia Verde
O painel destaca a força da engenharia cidadã, que supera o assistencialismo e promove impacto estrutural duradouro. Virginia apresentará uma reflexão sobre a trajetória da SME, reforçando a importância da liderança técnica e ética na consolidação de um legado institucional comprometido com a qualidade de vida, a resiliência climática e a garantia de direitos.
Já Roosevelt trará sua experiência prática no voluntariado técnico, mostrando como engenheiros e engenheiras têm contribuído para soluções coletivas em temas como conservação ambiental, economia verde, manejo florestal e prevenção de riscos.
Idealizado em 2010, o Fórum chega à edição 2025 sob a coordenação da EMC2 – Cidades Inteligentes, com parceria estratégica da SME, reforçando o compromisso da instituição com uma engenharia ética, inclusiva e a serviço do bem comum.
Para Rodrigo Starling, realizador e diretor da EMC2, ao sediar e participar da construção dos debates, , a SME reafirma seu papel histórico como instituição que integra, desenvolve e valoriza a Engenharia, a Arquitetura e a Agronomia em Minas Gerais.
“Trazer os especialistas da SME para esse espaço estratégico de discussão do voluntariado transformador trazendo o papel das profissões técnicas em resposta aos desafios climáticos, urbanos e sociais é primordial porque tais setores estão fortemente envolvidos nas possíveis soluções que o desenvolvimento sustentável demanda e isso passa, necessariamente, pelo voluntariado transformador” pontua Starling.
Serviço — Fórum Internacional do Voluntariado Transformador 2025
📍 Local: Sociedade Mineira de Engenheiros – R. Timbiras, 1514 – Centro, BH
📅 Data: 02 de dezembro de 2025
⏰ Horário: 8h30 às 17h30
🎟 Ingressos:
- Órgãos Públicos e Empresas: R$ 45
- OSCs e Comunidade: R$ 25
🔗 Inscrições: shre.ink/oDWx
📞 Informações: (31) 98326-9659 – EMC2 Cidades Inteligentes
✉️ contato@emc2cidadesinteligentes.online