Foto 1: Familiares e amigos participaram da homenagem na SME
A SME celebrou, na manhã do dia 13 de dezembro, a trajetória de Marita Arêas de Souza Tavares. Em uma cerimônia emocionante, com a presença das filhas, Flávia e Fernanda, e neta Cecilia, de amigos, familiares e membros da diretoria, o miniauditório recebeu nome de Marita como uma homenagem à dedicação, inovação e impacto na história da entidade. “O espaço com seu nome simboliza essa relação de afeto com a SME, sua dedicação exemplar à engenharia, representatividade e legado para as mulheres nas áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM)”, destacou a presidente Virgínia Campos em seu pronunciamento.
Na SME, Marita participou de várias diretorias, foi vice-presidente, diretora administrativa, participou de comissões técnicas e grupos de trabalho. Coordenou o Conselho de Defesa Profissional, o Prêmio Ciência e Tecnologia e a Comissão de Educação e Engenharia. Além dessas atribuições, foi vice-presidente do Conselho Deliberativo da SME e representante da entidade na Federação Brasileira de Engenharia (FEBRAE), sediada no Rio de Janeiro.
Foto 2: Maeli Estrela Borges destacou vida e obra da amiga
Marita não apenas abriu caminhos, mas também inspirou gerações com sua coragem e visão transformadora. Em agosto, a SME realizou a quarta edição do Prêmio Maura Menin. Criado em 2021 para valorizar a presença das mulheres nas áreas de STEM, o prêmio alinha-se à Agenda 2030 da ONU. Em especial ao ODS que promove a igualdade de oportunidades para meninas e mulheres. Neste ano, a medalha foi concedida à Maeli Estrela Borges, com a chancela de Marita.
Amiga de longa data, Maeli destacou na cerimônia as realizações de Marita e agradeceu a sorte da convivência. “Por onde estiver, receba nosso carinho admiração, gratidão e agradecimentos por sua amizade, sua competente dedicação às causas da engenharia e pela enorme capacidade de liderança e aglutinação de pessoas profissionais, colegas e amigos em torno de grandes objetivos”, disse.
A engenheira eletricista, mecânica e civil Marita Arêas de Souza Tavares nasceu em Cachoeira de Minas em 11 de dezembro de 1938 e faleceu no dia 4 de setembro de 2024.
Foto 3: Miniauditório da SME leva o nome de Marita Arêas de Souza Tavares
Fotos: Mikaella Cazarini