SME reconhece obra e legado de Raul de Lagos Cirne

Raul de Lagos Cirne (1928-2014) / Crédito: Alcília Afonso (Grupo de Pesquisa Arquitetura e Lugar)

A SME vai homenagear no dia 1 de julho o arquiteto Raul de Lagos Cirne (1928-2014), autor do projeto da sede da SME, do Crea-MG e de outras obras emblemáticas em Minas e outros estados, como Paraíba e Piuaí. O evento, realizado em parceria com o Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Minas Gerais (CAU-MG), o Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais (IHGMG) e o Crea-MG, reafirma o compromisso da entidade com a valorização da arquitetura e do urbanismo no desenvolvimento da sociedade e a cultura da cidade.

A construção da sede da SME começou em 1974, quando a entidade adquiriu o terreno. No mesmo ano, houve um concurso público para a seleção do projeto. A proposta vencedora foi do engenheiro e arquiteto Raul de Lagos Cirne. O processo seletivo e o modelo construtivo atraíram a atenção da população e o interesse de autoridades, entre eles o governador Aureliano Chaves de Mendonça e o secretário de Planejamento do Governo, João Camilo Pena.

A presidente da SME lembra que os dois foram, por muitos anos, membros do Conselho Deliberativo da SME e sócios ativos da entidade. A inauguração aconteceu em março de 1978, em evento festivo de grande repercussão, que contou com a participação de autoridades. “Desde então, nossa sede faz parte da história de Belo Horizonte. Buscamos valorizar esse legado, como um espaço de encontro de profissionais de engenharia, tanto para debates quanto para atividades sociais, culturais e de lazer”, assinala Virgínia Campos. 

Pesquisa acadêmica

Doutora em Projetos Arquitetônicos pela ETSAB/ UPC na Espanha e Mestre em História pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), a professora Alcília Afonso valoriza a homenagem ao mestre da arte em espaços urbanos. Desde 2013, a docente desenvolve pesquisas sobre a atuação de Raul de Lagos Cirne no nordeste brasileiro. Professora do Mestrado em História da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). “É um reconhecimento importante diante da relevância de Raul para a arquitetura. As obras dele são marcos culturais e sociais na paisagem urbana de cidades como Belo Horizonte, Teresina (PI), Campina Grande e João Pessoa (PB) 

Alcília tem artigos publicados em periódicos e em congressos sobre modernidade arquitetônica presente na obra do engenheiro e arquiteto mineiro, nascido em 04 de agosto de 1928, em Belo Horizonte. A professora cita como obra referencial no Piauí o Estádio Governador Alberto Tavares Silva. Conhecido como Estádio Albertão, ele foi inaugurado em 26 de agosto de 1973, na cidade de Teresina-PI. A obra foi construída em duas etapas, sendo a primeira concluída em 120 dias, batendo recordes de prazo de execução e de tecnologia aplicada. A segunda etapa foi realizada entre 1974 e 1978, para a conclusão dos pórticos externos e a laje de cobertura- na época a maior laje em balanço de concreto protendido no Brasil. “É um símbolo do progresso, com uma estrutura super arrojada para a época e com grande impacto social, empregando 900 trabalhadores da região. A obra de Raul Cirne merece ser reconhecida e estudada como um patrimônio brasileiro”, afirma Alcília.

Estádio Albertão / Crédito: Alcília Afonso (Grupo de Pesquisa Arquitetura e Lugar)

Espaço institucional 

Com a presença confirmada de autoridades, a homenagem da SME reserva uma programação rica em memória e visão de futuro. No salão principal, os visitantes poderão conferir a exposição Raul de Lagos Cirne: traço e memória com as plantas dos prédios da SME, do Crea-MG e do hotel Othon Palace. O icônico hotel, situado no encontro da avenida Afonso Pena com a rua da Bahia, está em processo de revitalização no modelo retrofit. Belo Horizonte conta com uma legislação própria que facilita a readaptação de imóveis antigos. A Lei 11.783, de 2024, e estabelece um conjunto de normas e incentivos, visando à modernização e o reaproveitamento de imóveis no âmbito do projeto Centro de Todo Mundo, da prefeitura de BH.

O legado de Lagos Cirne integra também a palestra O papel dos espaços institucionais, que será apresentada pelo arquiteto Alberto Dávila, membro do Conselho Deliberativo da SME e autor do projeto de revitalização da sede da SME. Ao final da cerimônia, a presidente Virgínia fará a entrega da placa em homenagem a Raul Lagos Cirne ao filho e neto do autor que inspira gerações.

Serviço: Homenagem a Raul de Lagos Cirne

Data: 01 de julho de 2025

Horário: 19h

Local: Sociedade Mineira de Engenheiros

Endereço: Rua Timbiras, 1514, Belo Horizonte/MG

 

Artigos Relacionados