SME reforça Seminário de Avaliações, Perícias e Arbitragens no Crea

Virgínia Campos ao lado do presidente do Crea-MG Marcos Gervásio

A presidente da SME, Virgínia Campos, integrou a mesa de autoridades do Seminário Capa, realizado pela Comissão Permanente de Engenharia de Avaliações, Perícias e Arbitragens do Crea-MG.  O evento foi realizado no plenário do conselho no dia 26 de agosto e reuniu especialistas para debater temas fundamentais que impactam diretamente a segurança e o desenvolvimento dos municípios mineiros. “A SME sente-se honrada em integrar a mesa de abertura deste encontro, reafirmando sua missão histórica de valorizar o trabalho dos engenheiros, difundir conhecimento técnico e apoiar iniciativas que elevam a qualidade das práticas profissionais”, disse Virgínia.

Voltado aos profissionais e estudantes interessados em aprofundar os conhecimentos sobre esta área de atuação, o seminário incluiu discussões sobre etapas, desafios e boas práticas da prova pericial, além de debates sobre o uso de inteligência artificial e sobre a modernização do judiciário.  

A perícia técnica, quando conduzida com rigor e responsabilidade, assegura credibilidade aos processos, orienta decisões judiciais e administrativas e contribui para uma engenharia de excelência. Assim como a jurisprudência consolida, no campo do Direito, entendimentos e promove avanços na interpretação da lei, a perícia técnica reafirma padrões e boas práticas, permitindo que o conhecimento acumulado se torne referência para futuras decisões e soluções. “É uma satisfação estar ao lado do Crea-MG e do Ibape-MG na realização deste seminário. Reunir especialistas para debater a importância da prova pericial em engenharia e seus desdobramentos técnicos e jurídicos representa um passo decisivo para o aprimoramento da nossa profissão”, afirmou Virgínia.

Evento ocorreu no plenário do Crea-MG

Para a presidente da SME, a garantia dos direitos sociais nasce da combinação entre boas práticas, canais de escuta da sociedade e a integração entre áreas do saber. “Por isso, Direito e Engenharia precisam caminhar juntos nessa estrada, como aliados na construção de um país mais seguro, justo e desenvolvido”, reforçou.

O presidente do Crea-MG, Marcos Gervásio, também ressaltou a importância do diálogo e do aprendizado para a formação de profissionais mais qualificados. Para ele, a realização do seminário é mais uma forma de capacitação dos profissionais e alinhamento com as inovações presentes no setor. “A perícia técnica nos traz segurança nas nossas edificações, prevendo desastres, defendendo a sociedade. Assim, qualificamos ainda mais nosso atendimento à sociedade e a prestação de serviço da engenharia em todos os segmentos”, garantiu.

O coordenador da Capa, Antônio Humberto Pereira de Almeida, diretor da SME, ressaltou no evento a importância de avaliações, perícias e arbitragens à solução de conflitos técnicos. “A Comissão desenvolve um trabalho importante para a sociedade em geral, no sentido de buscar o profissionalismo, a qualidade e confiabilidade nos trabalhos produzidos nesta área. Isso é primordial para se alcançar os melhores resultados possíveis, sempre que houver uma disputa em relação a questões técnicas”, afirma Antônio Humberto, que é associado da SME.

Artigos Relacionados