Foto Maurício Roscoe – (30/12/28 – 12/08/2024)
“Sou otimista e acredito que a humanidade escolherá, a tempo, a solução mais inteligente, de continuidade da evolução, da percepção, da colaboração, de boa diplomacia e do respeito à ecologia e da busca de mais justiça social”. Esse é o trecho da entrevista concedida por Maurício Roscoe à Academia Brasileira de Qualidade (ABQ), publicada em 2022. A generosidade é um valor destacado entre os amigos e colegas do engenheiro, fundador da Construtora M.Roscoe, que faleceu no dia 12 de agosto.
A entrevista, que começou em 2021, foi motivada pelos 10 anos do lançamento do livro A Evolução Humana – Alguns gargalos e muitas oportunidades. Eduardo Guaragna, então diretor-presidente da ABQ, fez o convite ao colega e lembra daquele encontro. “Tive o prazer de receber um exemplar do livro, que li em uma tarde. Sugeri então a entrevista para mostrar como o conteúdo era atual, mesmo após uma década. Maurício tinha uma real preocupação com as relações humanas, diante da evolução tecnológica. Ele reforçou: devemos valorizar o conhecimento, o senso coletivo e a ética. Foi um privilégio conviver com ele e difundir esse saber, tão íntegro”, disse Guaragna à News da SME.
Leia a entrevista na íntegra: https://abqualidade.org.br/entrevista-com-o-academico-mauricio-roscoe/
Despedida
A despedida a Maurício Roscoe ocorreu no Parque da Colina, em BH, com a presença da família, amigos e funcionários da empresa que fundou. “Líder de alma visionária, Dr. Mauricio deixa um legado inestimável, construído ao longo de mais de 67 anos de dedicação à engenharia, à segurança e à busca incessante pela evolução humana”, dizia a nota de falecimento.
Na homenagem, a empresa agradeceu “a liderança inspiradora e contribuição inestimável para o setor da construção civil” e ressaltou que o fundador “sempre pautou sua atuação pela ética, inovação e compromisso com a excelência”.
Foto: Empreendimento da M. Roscoe
Chanceler da Medalha
A SME também reverencia o legado do empresário, que presidiu a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) e o Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado de Minas Gerais (SINDUSCON-MG), além de integrar conselhos de importantes entidades setoriais, como FIEMG, e de educação, como Fundação Dom Cabral e PUC-Minas.
O nome de Maurício Roscoe figura no regulamento de criação da Medalha SME ao Engenheiro do Ano, entregue desde 1983. O empresário foi o chanceler da comenda naquele ano, e destacou a trajetória de Aureliano Chaves de Mendonça, governador de Minas Gerais entre 1975 e 1978 e o vice-presidente do Brasil entre 1979 e 1985.
Werner Rohlfs, vice-presidente do Conselho Deliberativo da SME levou uma palavra de conforto à família e agradeceu a contribuiu de Maurício Roscoe à entidade. Werner representou a presidente Virgínia e todos os colegas que guardam grande admiração por ele. “Retirei o bottom com a insígnia da SME de minha jaqueta e entreguei ao filho, Maurício. Ele ficou emocionado com o simbolismo dessa representação e mostrou orgulhoso a lapela às irmãs e à mãe.”
Werner também lembrou do caráter de Maurício Roscoe. “Sempre defendeu a retidão nas relações humanas e o compromisso com a engenharia de qualidade. Foi um líder e impulsionou o desenvolvimento de outras empresas em Minas, especialmente em obras industriais e corporativas”, lembrou.
O Prêmio Engenheiro do Ano é celebrado desde então e em 2024 irá integrar uma agenda de eventos da SME na Semana da Engenharia, na primeira quinzena de dezembro.