Foto da reunião
A SME terá a partir deste ano uma série de ações para celebrar a Semana da Engenharia. Os eventos serão realizados preferencialmente na semana do dia 11 de dezembro quando é comemorado o Dia do Engenheiro. A ideia é fixar a semana no calendário oficial de eventos da entidade. As decisões foram acordadas em reunião de trabalho, realizada no dia 13 de julho na sede da entidade.
Neste ano, o tema central da semana será a Engenharia de Baixo Carbono. Com essa iniciativa, as Comissões Técnicas da SME terão como meta a elaboração de conteúdo relacionado para essa comemoração, na forma de seminário, mesa-redonda ou entrevistas com especialistas. O movimento está alinhado à concepção do Centro de Referência para as Engenharias de Baixo Carbono, composto pela SME e empresas e instituições convidadas.
Há avanços importantes para essa condução. Em junho, a SME foi certificada como sócia fundadora da World Energy Council Brasil. Com o registro, a SME tem acesso a documentos importantes, como o Radar da Transição Energética. O instrumento destaca as iniciativas desenvolvidas no mundo e aponta tendências e ações à transição energética.
Comissões temáticas
Na reunião do dia 13, a diretoria da SME também definiu como estratégia centralizar os trabalhos técnicos em cinco comissões. Na reunião do dia 13, a diretoria da SME também definiu como estratégia centralizar os trabalhos técnicos em cinco comissões cujos trabalhos estão mais avançados em relação ao tema definido para a Semana da Engenharia. As demais comissões juntarão esforços para o sucesso do evento. Com o ajuste, foi sugerido que cada comissão técnica tenha, como rotina de atuação, um dia em cada mês para sua reunião ordinária. “Com o plano de ação da área técnica, a gestão tem como prioridade o alinhamento e a aproximação com comissões e grupos de trabalho. Daremos apoio constante para resultados que valorizem a engenharia de qualidade em prol da sociedade”, explica Davina Márcia Souza Braga, vice-presidente da SME.
A SME se preocupa em proporcionar novos conhecimentos, habilidades e atitudes para que os profissionais se qualifiquem diante de desafios sociais impostos em um mercado de trabalho mais competitivo. “Sempre com respeito ao cidadão e ao meio ambiente, tendo como valores a integridade e a ética”, ressalta Davina.
Foto: Ackel Bracks Neto, coordenador da Comissão de Infraestrutura da SME
Comissão de infraestrutura
Outra mudança definida no plano de ação é a criação da Comissão de Infraestrutura, que substituirá a Comissão Técnica de Construção Pesada. Essa frente era liderada até então por Danilo Prado. A partir de agora, a comissão é coordenada pelo engenheiro civil Ackel Bracks Neto. “Ao longo dessa jornada, vivenciei de perto a paixão de tantos profissionais dedicados à engenharia e a construção pesada. Cada um, com suas habilidades e conhecimentos únicos, contribui para erguer pontes, túneis, estradas, ferrovias e outras obras que impulsionam o desenvolvimento do nosso estado e do país”, destaca Prado.
Mesmo com a mudança para o estado do Espírito Santo, Danilo Prado continuará como membro da Comissão de Infraestrutura. “Tenho absoluta convicção de que, sob a batuta do Ackel, a comissão continuará a trilhar um caminho de sucesso e relevância”, garante Prado, engenheiro civil com pós-graduação em Gestão de Negócios.
Formado em Engenharia Civil, com especialização em Engenharia de Transportes e pós-graduação em Administração Financeira, Bracks diz que assume a responsabilidade “em num momento de importantes mudanças nas demandas da sociedade, focadas em sustentabilidade, responsabilidade social e transparência”. Para ele, o momento é de aliança para avanços na entidade, sempre mirando benefícios para o cidadão “Ratifico o pedido do Danilo Prado, de nos mantermos unidos e ativos na empreitada de buscar ações de interesse para a nossa categoria, para a nossa população, para o mercado e para a SME, instituição centenária que é a voz da Engenharia em Minas”, disse.
Bracks promete pautar sua atuação de forma coerente e convergente, diante da compreensão que os diversos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, definidos na Conferência das Nações Unidas em 2012, bem como o conceito de Cidades Inteligentes, não poderão ser atingidos sem a ampliação do estoque de infraestrutura. “Ao mesmo tempo, relevante dizer, que a maioria das máquinas, equipamentos e caminhões ainda hoje utilizados para execução das obras de infraestrutura são movidos a óleo diesel, portanto, emissores de dióxido de carbono. É claro que a indústria tem buscado inovações para este segmento e entendemos que é mister que o faça”, pontua Bracks.
Ficou assim composta a lista de comissões técnicas que irão elaborar propostas para a Semana da Engenharia da SME, como seus respectivos coordenadores:
– Avaliações e Perícias: Eustáquio Soares
– Engenharia de Baixo Carbono – Luiz Roberto Godoi
– Infraestrutura – Ackel Braks
– Recursos Hídricos e Saneamento – Patrícia Boson
– Transporte e Mobilidade – Nelson de Mello