SME toma posse no Conselho Deliberativo do Codese-BH

O Conselho de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Estratégico de Belo Horizonte (Codese-BH) deu posse, no dia 4 de setembro, aos Conselhos Deliberativo e Fiscal da entidade. A Sociedade Mineira de Engenheiros (SME) integra essa importante representação da sociedade com três integrantes, todos no Conselho Deliberativo: a presidente Virgínia Campos, o assessor para projetos especiais da SME, Wilson Leal, e o diretor Teodomiro Diniz, que já presidiu esse conselho. 

 O evento também marcou o início oficial da gestão 2025/2027 e reuniu autoridades dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, lideranças empresariais, representantes de entidades do terceiro setor e universidades, imprensa e demais parceiros institucionais do Conselho. “O Codese-BH nasceu da crença firme no planejamento estratégico de longo prazo, na força das conexões institucionais e na potência da atuação colaborativa. Aqui o protagonismo é de todos nós. Todos somos Codese: o poder público, o setor produtivo, o terceiro setor, a academia e os cidadãos”, afirmou Cássia Ximenes, presidente do Codese-BH,

O prefeito de Belo Horizonte, Álvaro Damião, tomou posse como presidente de honra do Codese. E reforçou a importância dessa aliança com o Executivo. “Temos que colaborar para que a cidade possa crescer, dentro de um planejamento de longo prazo, de até 50 anos. Eu quero o melhor para a cidade e quando você faz um planejamento e trabalha para que ele tenha uma sequência, porque não é um planejamento político, é bom para todo mundo, só ganha a cidade”, enfatizou Álvaro Damião.

O Codese-BH é uma organização apartidária e sem fins lucrativos, composto por mais de 80 entidades da sociedade civil organizada, com o objetivo de colaborar com as organizações públicas no planejamento e desenvolvimento econômico, social e urbano da cidade de Belo Horizonte. Diversos modelos de governança colaborativa foram implementados em várias partes do Brasil e do mundo.

No entanto, foi em Maringá (PR) que as lideranças encontraram a inspiração mais próxima, com a criação do CODEM em 1996. A sinergia entre sociedade civil, academia e poder público foi tão eficaz que todos os objetivos traçados foram alcançados antes do prazo.  Como resultado, Maringá foi reconhecida por vários anos consecutivos como a melhor cidade para se viver no Brasil. No dia 4, o atual prefeito de Maringá, Silvio Barros, atualizou todos sobre avanços de governança colaborativa na cidade, que está entre as melhores posições do ranking de qualidade de vida no Brasil.

O evento também marcou a assinatura de parcerias estratégicas com três importantes Acordos de Cooperação Técnica:


🔹 Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de MG, representada pelo Coronel Paulo Roberto Bermudes Rezende, chefe do Gabinete Militar do Governador e Coordenador Estadual de Defesa Civil;
🔹 Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), representado pelo vice-presidente Antonio Claret Jr.;
🔹 Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico de MG, representada pela secretária de Estado Mila Batista Leite Corrêa da Costa.

Artigos Relacionados