Turma aberta para treinamento amostragem e QAQC para mineração

A Academia da Mineração está com turma disponível para treinamento completo em amostragem e QAQC para mineração. O termo QAQC é a sigla em inglês para Quality Assurance e Quality Control, ou seja: Garantia de Qualidade e Controle de Qualidade. Trata-se de um modelo de trabalho com dados da pesquisa e exploração mineral adotado em vários países. O curso tem em 40 horas e foco em obtenção de dados de qualidade e redução de custos, abrangendo várias fases da mineração e preparação para auditorias internacionais.

A capacitação na área também é importante para garantir a qualidade dos produtos, pois a amostragem permite que se verifique se o material está em conformidade com os padrões estabelecidos.  “A amostragem é relevante para a tomada de decisões em exploração mineral, pois ajuda a obter dados precisos sobre os materiais a serem explorados”, explica Marcela Tainã, explica Marcela Tainã, geóloga com 16 anos de experiência e membro da Australian Institute of Geoscientists.

Ao usar técnicas de amostragem, você pode determinar a concentração de minerais úteis, determinar as características de um material e determinar a qualidade de um produto. “Com o treinamento, o profissional consegue aplicar o conceito do QAQC na amostragem e entender melhor o processos aplicados a qualquer etapa do empreendimento”, reforça Tainã.

Por meio de projetos conjuntos, cursos e informação compartilhada, a Sociedade Mineira de Engenheiros e a Academia da Mineração querem impulsionar a inovação tecnológica no setor, incentivando a aplicação de técnicas mais eficientes e ambientalmente sustentáveis.

A próxima turma terá aulas entre os dias 23 e 27 de outubro. O treinamento acontecerá na sede da Sociedade Mineira dos Engenheiros (SME), parceira da Academia da Mineração em cursos de capacitação para o mercado de trabalho.

 

 

1 comentário em “Turma aberta para treinamento amostragem e QAQC para mineração”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *