Um prêmio de grande valor, diz o Engenheiro do Ano 2024


Foto 1: Juvenil Tibúrcio Félix recebe a medalha em cerimônia em BH

“Ao longo de minha vida profissional recebi muitos títulos, mas este tem um diferencial: foi decidido por colegas da engenharia, que aprimora seu valor”, foi com esse destaque que Juvenil Tibúrcio Félix abriu seu discurso de agradecimento como Engenheiro do Ano 2024, na sede da Sociedade Mineira de Engenheiros. Graduado pela Escola de Minas de Ouro Preto, em 1961, Juvenil recebeu a Medalha da SME no dia 13 de dezembro, cercado de familiares, amigos, ex-colegas, sócios e admiradores de sua jornada de 63 anos de profissão.

O Natural de Itabira (MG), Juvenil construiu uma carreira exemplar, marcada por liderança, inovação e respeito ao meio ambiente. Com passagens notáveis pela Mineração Morro Velho e pelo Ministério de Indústria e Comércio, ele coordenou projetos de grande impacto no setor mineral e na economia brasileira.


Foto 3: Juvenil Félix sempre respeitou os trabalhadores e o meio ambiente

Como diretor-geral da Anglo American, transformou operações e deixou um legado de excelência e progresso. “No início do meu trabalho na empresa, em 1962, entendi que estava lidando com centenas de pessoas. Muitos atuavam em uma mina subterrânea de 2300 metros de profundidade. Eram trabalhadores acima do medo, trabalhando em busca de um futuro melhor para suas famílias”, disse ele, com entusiasmo, ao lembrar que liderou, como gestor, mutirões para que os colaboradores construíssem a casa própria.

Atualmente, Juvenil é membro do Conselho Diretor da Fundação Gorceix, reafirmando seu compromisso com o desenvolvimento da ciência e tecnologia. “Tive a felicidade de, ao longo das décadas, aprender e ensinar ao mesmo tempo. E estou muito feliz por esse prêmio, e com a mesma densidade emocional, pela presença de todos aqui”, agradeceu.


Foto 3: O professor Cristovam Paes de Oliveira foi o Chanceler da Medalha

Amigo de longa data, o professor Cristovam Paes de Oliveira foi o Chanceler da Medalha, entregue em cerimônia na SME. “Parabenizo a SME por essa excelente iniciativa de homenagear Juvenil Félix, um homem que dignifica nossa profissão, por seu comportamento moral e ético. Ele tem uma história de luta em prol da engenharia nacional. A medalha reconhece o valor de uma pessoa íntegra, tanto por seus atributos técnicos quanto por seus méritos como empreendedor visionário”, disse o presidente-executivo da Fundação Gorceix, que fez uma surpresa a Juvenil, entregando a ele uma bela miniatura do painel da turma de formandos de 1961, da Escola de Minas de Ouro Preto.


Foto: O diretor da Escola de Minas destacou o legado de Juvenil Félix

Após o discurso, amigos e colegas de profissão dedicaram palavras de afeto a Juvenil Félix. O diretor da Escola de Minas de Ouro Preto, José Alberto Naves Cocota Junior, tomou a palavra e destacou a importância do engenheiro para o setor. “O senhor merece esse reconhecimento, tanto pelo currículo quanto pela liderança. É um exemplo de vida que vale sempre ser reverenciado, inclusive entre nossos alunos”, disse Naves.

Roberto Correia reverenciou a amizade de longa data e disse que a esposa de Juvenil ficaria muito feliz pela homenagem da SME. “Lastimo a ausência dela, porque dona Fabíola ficaria muito contente com essa honraria. Sabemos como ela foi muito importante em sua vida”, disse o amigo de infância. Dona Fabíola faleceu em janeiro desta ano e foi lembrada pelo Engenheiro do Ano em seus agradecimentos finais, assim como os demais membros da família, que acompanharam a cerimônia na primeira fila.

O vice-presidente da SME, José Cláudio Nogueira Vieira, resumiu o sentimento dos colegas de profissão em uma noite especial para o homenageado, e para a entidade que o acolheu. “Um momento especial para celebrar sua trajetória exemplar, marcada por inovação, liderança e contribuições inestimáveis para a engenharia brasileira”, afirmou Vieira.

Fotos: Amanda Ketly

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *