Virgínia Campos recebe prêmio no Dia Internacional da Mulher

Evento na SME foi realizado pela AFEAG-MG 

A presidente da SME, Virgínia Campos, foi reconhecida como destaque na edição 2025 do Prêmio Mineiro de Mulheres das Áreas Tecnológicas (PREMMA). A premiação ocorreu durante o Seminário Mineiro de Mulheres das Áreas Tecnológicas, realizado pela AFEAG-MG na sede da SME, no dia 08 de março, Dia Internacional da Mulher. “Recebi com muito orgulho a indicação ao prêmio por estar acompanhada daquelas que contribuem de forma significativa para a inclusão de mulheres na engenharia e outras profissões. Meninas precisam de exemplos, referências, e presença de lideranças femininas pode ser inspirador para elas”, avalia Virgínia.

Além de Virgínia, que participou como painelista do seminário, foram reconhecidas com o PREMMA Helena Andrade, engenheira química e pesquisadora, Lorena Ribeiro, especialista em Marketing e Comunicação, Gabriela Amarante, engenheira civil e professora, Carine Soares, engenheira civil e professora, Helaine Dalboni, engenheira civil e especialista em Saneamento e Meio Ambiente, e Flávia Roxin, engenheira civil e presidente da Associação Feminina de Engenharia, Agronomia e Geociências de Minas Gerais (AFEAG- MG), promotora do evento.

A AFEAG-MG tem por finalidade defender os interesses profissionais da classe ou de profissionais isoladamente de todas as áreas de abrangência da Engenharia, além da Agronomia, Geologia, Geografia e Meteorologia. A entidade, fundada em 08 de março de 2020, também tem como foco incentivar o empreendedorismo entre as mulheres através de desenvolvimento sustentável, promover e aplicar a engenharia pública e realizar eventos que visem o progresso e o aperfeiçoamento profissional. “Nosso objetivo é promover e estimular a igualdade de gênero, conforme o ODS 5 da Agenda 2030 da ONU”, explica Flávia.

Com o slogan “Fortalecendo Mulheres, Impulsionando a Tecnologia” o PREMMA reflete o compromisso da AFEAG-MG em reconhecer e promover o papel das mulheres como protagonistas no avanço tecnológico. Ele combina duas ideias centrais: fortalecimento feminino e impulso tecnológico. O primeiro destaca ações que promovem a capacitação, valorização e visibilidade das mulheres em áreas tradicionalmente dominadas por homens, como as áreas técnicas e tecnológicas. Isso inclui oferecer suporte, criar oportunidades e fomentar um ambiente inclusivo para seu desenvolvimento.

O segundo foco, do impulso tecnológico, ressalta que o empoderamento feminino não apenas beneficia as mulheres individualmente, mas também contribui diretamente para o progresso e inovação em tecnologia. “A diversidade de ideias e perspectivas, proporcionada por uma maior presença feminina, é um motor para transformar o setor e torná-lo mais eficiente e criativo”, reforça Flávia.

Artigos Relacionados