Medalha SME Maura Menin destaca geógrafa das Smart Cities

Medalha SME Maura Menin destaca geógrafa das Smart Cities

A Sociedade Mineira de Engenheiros realiza no dia 25 de agosto a cerimônia de outorga da Medalha SME Maura Menin 2023. Nesta edição, a honraria será entregue à geógrafa Grazielle Carvalho. Presidente do Instituto de Gestão Territorial e Geotecnologias, Grazielle é uma das precursoras para o avanço de cidade inteligentes no Brasil, desenvolvendo conceitos e ações práticas de Smart Cities em municípios mineiros.

Grazielle reforça que pilares constitucionais devem ser considerados ao criar qualquer projeto de cidades inteligentes. Uma agenda de governança pautada com a participação do cidadão. “Fico honrada com o reconhecimento pela SME, a casa da engenharia. Políticas públicas devem atender ao pilar da humanidade, com projetos e ações que permitam melhorias sensíveis para quem vive nas cidades”, defende.

Para geógrafa, o conhecimento tecnológico é base para essa transformação. “Ao desenvolver nossa metodologia, percebemos que os municípios são responsáveis pela execução de cerca de 70 políticas públicas capazes de levar qualidade de vida aos cidadãos. 45 delas estão relacionados à engenharia, agronomia ou geociências, como a Geografia”, explica Grazielle.

Para Virgínia, as cidades inteligentes melhoram a eficiência dos serviços públicos, a qualidade de vida dos moradores e o exercício de cidadania. “O atendimento às necessidades reais da população contribui para a alocação mais eficiente de recursos públicos, contribuindo à governança e legitimidade das ações de interesse público”. A presidente da SME reforça: o trabalho de Grazielle é transformador. “Tudo que é planejado representa, ao final, melhores resultados”.

Chanceler da Medalha 

A Chanceler da Medalha 2023 é Patrícia Leiva, diretora e assessora de Novos Projetos da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de Belo Horizonte. Para a gestora, o prêmio fortalece e reconhece mulheres que desbravam novos mercados. “É gratificante ver lideranças como a Grazielle, que inspiram uma geração com ideias inovadoras com o propósito de contribuir com a sociedade”, diz.

Serviço:

Outorga da Medalha SME Maura Menin
Data: 25 de agosto de 2023
Local: Centro Tecnológico e Cultural SME | CBMM
Endereço: Rua dos Timbiras 1514, Bairro Lourdes/ BH
Horário: A cerimônia começa às 19 horas

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *