CBIC lança pesquisa para valorizar a engenharia no Brasil

A Comissão de Obras Industriais e Corporativas (COIC) da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) quer elevar o reconhecimento da engenharia no Brasil. Para isso, iniciou uma pesquisa abrangente que visa compreender a percepção pública sobre a engenharia, seu impacto no dia a dia da sociedade e sua valorização em comparação com outras profissões.

O estudo, uma iniciativa do projeto “Sustentabilidade das Empresas de Obras Industriais e Corporativas”, abordará várias áreas, incluindo o interesse em engenharia entre alunos do ensino médio, a experiência de egressos dos cursos de engenharia, e a percepção pública geral da profissão. “Essa iniciativa é um esforço direto do Grupo de Trabalho Valorização da Engenharia, estabelecido na CBIC, que conta também com membros da Sociedade Mineira dos Engenheiros. Esse grupo foi criado com a missão de aumentar a percepção do público sobre a valorização da Engenharia, mudando a visão atual que muitas vezes reduz essa área a uma mera commodity”, explica Nícolas Santos, gestor de projetos da CBIC.

A presidente da SME Virgínia Campos integra o GT Valorização da Engenharia da CBIC, que conta ainda com a participação do vice-presidente da entidade, Flávio Fontes. Para Virgínia, o levantamento é parte importante de um processo que contribuirá para a formulação de estratégias e ações futuras, promovendo a valorização da engenharia em toda a sociedade civil. “Os profissionais que atuam dos campos das engenharias não têm dúvidas quanto à sua importância na economia e na sociedade como um todo. Contudo, pode-se observar que nem sempre o cidadão, usuário a quem se destinam as soluções engenhadas e executadas, percebe esse valor. É uma questão de percepção, extrínseca à realidade da engenharia, e por isso mesmo susceptível que possamos alterá-la”

Pesquisa abrangente

A pesquisa abordará questões essenciais como as razões para escolher ou não uma carreira em engenharia, os desafios enfrentados por recém-formados, e a visibilidade dos engenheiros a nível nacional. Além disso, buscará entender a percepção da ética e integridade profissional na engenharia e o impacto da profissão na inclusão das diversidades.

A COIC/CBIC convida profissionais formados em engenharia e alunos do terceiro ano do ensino médio a participarem do estudo. “Dessa forma, o estudo inclui explorar o interesse em Engenharia entre os alunos do Ensino Médio, avaliar a experiência e satisfação dos egressos dos cursos de Engenharia, comparar a percepção pública da Engenharia com outras profissões, e entender o contato da população com a Engenharia no dia a dia.”, reforça Nícolas.

Os resultados obtidos nos ajudarão a identificar áreas que precisam de mais atenção e desenvolvimento, além de contribuir na formulação de estratégias e delinear ações para aumentar a visibilidade e o reconhecimento da Engenharia, reconhecendo-a como um elemento crucial que impulsiona a inovação, a sustentabilidade e o progresso em todas as esferas da vida. Além disso, será uma oportunidade para promover a inclusão e a diversidade dentro da área, abrindo caminho para um ambiente profissional mais equitativo e representativo.

A pesquisa será realizada através de entrevistas telefônicas, garantindo um processo objetivo e eficiente. Para participar, os interessados podem se cadastrar através do link abaixo. Após o preenchimento do formulário, a empresa responsável pela condução da pesquisa entrará em contato os participantes para agendar a entrevista.

https://survey.gdsd.com.br/?p=5f8be0afb58240379679d12d0f683f31

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *