Fundação João Pinheiro destaca estatísticas do saneamento no Brasil

A Fundação João Pinheiro (FJP) realiza no dia 21 de setembro seminário virtual sobre saneamento. O evento contará com os pesquisadores do Instituto Trata Brasil Ana Lélia Magnabosco e Fernando Garcia de Freitas, sócios do Ex Ante Consultoria Econômica. O título da apresentação será “O estado das artes das estatísticas do saneamento no Brasil: os desafios de um sistema de dados relacional.

O Instituto Trata Brasil é uma organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSIP), formado por empresas com interesse nos avanços do saneamento básico e na proteção dos recursos hídricos do país. Atua desde 2007 trabalhando para que o cidadão seja informado e reivindique a universalização do serviço. Para dar mais legitimidade nas ações, o instituto desenvolve projetos em comunidades vulneráveis ao saneamento básico e onde a falta de água e o contato diário com os esgotos ao céu aberto fazem parte da realidade das famílias. Dentro do escopo de trabalho há três eixos de atuação: “Água e Cidadania pela Vida”; “Trata Brasil na Comunidade”; e “Apoio ao Saneamento Rural e em Áreas Isoladas”.

O evento da FJP faz parte de uma série de seminários sobre informações em Saneamento propostos pela Coordenação de Habitação e Saneamento da Diretoria de Estatística e Informações da Fundação João Pinheiro. Pesquisador em Ciências Aplicadas e Políticas Públicas da FJP, Cláudio Jorge Cançado, defende o fomento à discussão sobre os dados do setor. “Queremos ampliar a visão da população e dos participantes sobre o que estes dados representam e o que se almeja de avanços para que eles consigam captar a realidade nacional. Precisamos despertar em todos a importância do saneamento básico e os impactos desse direito fundamental”, explica

Os serviços de saneamento básico são de extrema importância para a qualidade de vida da população. São considerados essenciais, pois visam a manter as condições do meio ambiente tanto na prevenção de doenças e na melhoria da saúde, quanto no aumento da capacidade de trabalho da população, o que auxilia no desenvolvimento das atividades econômicas

no dia a dia da população. Conforme previsto na Lei no 10.257/2001, Estatuto das Cidades, a garantia de uma vida digna e igualitária a todos em uma cidade está diretamente ligada à existência de um saneamento básico adequado para as gerações presentes e futuras.

Além disso, em seu sexto objetivo, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) para o milênio da ONU estabelecem como meta “assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todas e todos”, indicando o saneamento básico como um direito fundamental à vida da população.

A Fundação João Pinheiro, por meio da Coordenação de Habitação e Saneamento, faz publicações regulares sobre o perfil do saneamento nos diversos territórios de saneamento do Estado de Minas Gerais.

As publicações se encontram em https://fjp.mg.gov.br/saneamento/

O evento ocorrerá on-line pelo YouTube. Terá uma duração de 1 hora com a apresentação dos palestrantes e discussão/perguntas

Link do evento: https://www.youtube.com/live/PrOkBMM6Q-M?si=qvpwDyx9FSQWCvjb

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *