IBRAM lança livro sobre gestão de recursos hídricos na mineração


Foto: Patrícia Boson, coordenadora da Comissão Técnica de Recursos Hídricos e Saneamento da SME

A Sociedade Mineira de Engenheiros (SME) prestigiou o lançamento do livro Perspectivas e Avanços da Gestão de Recursos Hídricos na Mineração, em Brasília. A publicação apresenta uma avaliação ampla e consistente sobre a gestão de processos e uso de águas pela atividade de mineração. A coordenadora da Comissão Técnica de Recursos Hídricos e Saneamento da SME foi à capital federal no dia 3 de abril. Para a Patrícia Boson, autora de um dos capítulos e integrante da equipe de coordenação da obra, a publicação materializa o que há na vanguarda do conhecimento da engenharia hídrica e da hidrogeologia. “Concretiza, desse modo, marca basilar da atuação da SME, que é demonstrar a importância das engenharias no processo evolutivo da melhor convivência entre a atuação humana, e todas as suas necessidades vitais, com meio ambiente, resumida na palavra sustentabilidade”, avalia Patrícia, autora de livros e artigos técnicos sobre o tema e membro do Conselho Nacional do Meio Ambiente.

Elaborado em conjunto, pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) e o Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), essa obra traz dados sobre evolução institucional e as inovações tecnológicas, em acordo com as novas exigências da responsabilidade empresarial social e ambiental. “O objetivo é levar à sociedade um entendimento da importância da água nos processos produtivos do setor e os avanços tecnológicos. Há destaque sobre boas práticas que a atividade mineral tem feito na busca de melhor eficiência, do uso mais racional deste recurso e de uma gestão mais eficiência da água nos processos da mineração”, explica a bióloga Cláudia Salles Dias, gerente de Sustentabilidade do IBRAM.

A publicação está organizada em 5 Capítulos, com artigos elaborados pelos técnicos e colaboradores da ANA e do IBRAM, que depositaram em seus conteúdos bagagem acadêmica, experiência e vivência operacional e executiva para cada tema. A diretora da SME Maria de Lourdes Pereira dos Santos, conhecida como Iude, também integra a equipe de coordenação e assina como autora do livro.

O Capítulo 1 traz os avanços institucionais, no período de 2006 aos dias de hoje, com descrição e resumo das atuações da ANA, IBRAM e da Agência Nacional de Mineração (ANM), autarquia federal brasileira vinculada ao Ministério de Minas e Energia. O IBRAM participa do sistema de gerenciamento de recursos hídricos desde a criação da Política Nacional de Recursos Hídricos, em 1997.

O Capítulo 2 apresenta em 7 Seções, de modo bem didático, os principais usos da água em todo o processo minerário, em todo o ciclo hidrológico, assim como os avanços legais e regulatórios e as modernas práticas de gestão para a sustentabilidade.


Foto: Cláudia Salles Dias, gerente de Sustentabilidade do IBRAM

O Capítulo 3 aborda, em 5 Seções, o importante e sensível tema da gestão de barragens, considerando, de forma especial, as lições aprendidas para a se ter maior segurança nos processos de disposição de rejeitos, bem como os avanços da ANA como gestora de barragens, ainda que não aquelas da atividade mineração, e a atuação específica e dedicada da ANM. “Há toda uma perspectiva relacionada à gestão de barragens, tanto na no âmbito da ANA, que tem o papel preponderante nas barragens de acumulação de água, como também na concepção dos relatório de segurança de barragens”, aponta Cláudia.

Foto geral – sem crédito

O Capítulo 4 destaca a moderna agenda dos modelos corporativos com base em práticas de ESG, no cenário do mercado verde e em novo modelo gestão das águas, com práticas institucionais que adotam o meio ambiente como ativo ambiental, tal como bem traduz o pagamento por serviços ambientais.

O último consolida importantes informações sobre os desafios da mineração consequentes dos novos tempos da vulnerabilidade climática. “É um livro escrito de forma colaborativa e voluntária por diversos especialistas e técnicos da área de recursos hídricos. Nosso intuito com obra é qualificar tecnicamente a sociedade sobre dois recursos naturais importantes, dotados de grande valor econômico, finitos, e que fazem parte da manutenção da sociedade como a conhecemos atualmente”, ressalta a gerente de Sustentabilidade do IBRAM.

Patrícia reforça o entendimento de Cláudia. “O livro traz assim uma engenharia de qualidade para a convivência possível e necessária com o equilíbrio da gestão de dois elementos indispensáveis à vida, os minérios oriundos da mineração e a água. Elementos vitais sob qualquer ponto de vista. Da saúde ao conforto, da habitação à qualidade de vida”, destaca a coordenadora da Comissão Técnica de Recursos Hídricos e Saneamento da SME.

O livro Perspectivas e Avanços da Gestão de Recursos Hídricos na Mineração está disponível para download no site https://ibram.org.br/publicacoes/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *