Juvenil receberá a honraria no dia 13 de dezembro
O nome de Juvenil Tibúrcio Félix foi consenso entre o Conselho da Medalha, órgão colegiado constituído pelos membros da Diretoria Executiva, dos Conselhos Deliberativo, Consultivo e Fiscal da SME. Para a presidente da SME Virgínia Campos a indicação faz jus a uma trajetória exemplar. “Juvenil é uma referência na área da mineração. Por onde esteve, liderou processos inovadores com ganhos de produtividade, sempre com muito respeito ao meio ambiente e as relações de trabalho”, afirma
Juvenil é natural de Itabira (MG). Em 1961, graduou-se engenheiro de minas, metalurgia e civil na Escola de Minas de Ouro Preto, uma das mais tradicionais universidades de MG. A jornada vitoriosa começou na Saint John del Rey Mining Company, que se tornaria Mineração Morro Velho. A companhia marcaria sua trajetória profissional e pessoal. Com competência e maturidade para assumir responsabilidades, foi contratado e logo ascendeu à superintendente de todas as minas. E assim ficou por 11 anos, até se tornar superintendente-geral.
Teve uma breve passagem por Belo Horizonte, onde ingressou por um período na carreira pública. Depois, foi convidado para trabalhar em Brasília, no Ministério de Industria e Comercio, a convite do ministro Pratini de Moraes. Na capital criada por JK, coordenou o Plano Decenal da Indústria de Não Ferrosos para o Brasil, da Secretaria de Tecnologia Industrial. Entre 1972 e 73, voltou para Minas Gerais para desenvolver o projeto Morro Agudo, idealizado pela Metamig, do governo do estado. Mas sua vida seguiu outro rumo.
Entrega do Diploma de Engenheiro na Escola de Minas de Ouro Preto/MG
Em 1975, a Anglo American comprou a Mineração Morro Velho. Juvenil foi chamado a voltar à companhia, que na época tinha entre seus controladores Walther Moreira Salles e Horácio de Carvalho. Mais experiente, o engenheiro foi convocado pelos sul-africanos para gerir toda a operação. Como diretor-geral, promoveu um ganho exponencial na produção, de duas para cinco toneladas de ouro por ano. Pautou sua gestão com grande liderança e razão social.
Juvenil é membro do Conselho Diretor da Fundação Gorceix, uma das principais instituições de apoio ao desenvolvimento de ciência e tecnologia do setor mineral e metalúrgico. A instituição possui uma trajetória de mais de meio século de trabalho e de conquistas para a geologia, minerações, metalurgia e áreas afins, bem como para a assistência social no Brasil.
Amigo de longa data, o professor Cristovam Paes de Oliveira será o Chanceler da Medalha, entregue em cerimônia na SME no dia 13 de dezembro, durante a Semana da Engenharia. “Juvenil dedicou toda sua vida a uma brilhante carreira, que o transformou em uma ‘lenda viva’ da mineração brasileira. Reúne todos os atributos para receber a mais alta honraria da Sociedade Mineira de Engenheiros”, diz o presidente-executivo da Fundação Gorceix.
O convite ao Chanceler foi feito em encontro ocorrido na Fundação Gorceix, em Ouro Preto, onde estiveram presentes Sérgio Leão, Flávio Fontes, Virginia Campos e Stéfano Angioletti, da SME, e Reinaldo Otávio Alves de Brito Pinheiro, da Fundação Gorceix.
Foto: Da esquerda para direita: Sergio, Cristovam, Virginia, Flavio, Stefano e Reinaldo
Homenagem mais que merecida!
Parabéns Juvenil!
A ASSENGE – Associação dos Engenheiros e Agrônomos de Patos de Minas e região parabeniza o Engenheiro Juvenil Tibúrcio Félix pela homenagem recebida.
Parabéns! Eng.º Maria Cristina Tolentino Pereira, Presidente da ASSENGE
Meu parabéns ao Dr Juvenil, pela jornada de trabalho e dedicação a atividade é um premiação por merecimento. Desejo que continue essa linda jornada nesse planeta com muita honrra , dedicação e luz por onde passa. Só agradeço a Deus por ter a o merecimento de conhece-lo e poder ter trabalhado com esse líder de exemplar e dedicado.
Nunca duvidei do brilho de Dr.Juvenil, assim conhecido e referenciado entre nós que convivemos com ele na MMV S A. e na sociedade Novalimense junto com sua esposa Fabíola e filhas Débora e Raquel. Exemplo de homem, profissional que agregou à muitos de nós seu legado pela mineração e amor à nossa cidade, Nova Lima!
Justa homenagem, Dr. Juvenil é uma grande referência na Engenharia Mineira
Tio Juvenil,
O senhor é uma grande referência, não só no trabalho, mas também como exemplo de família. Parabéns por estar sendo agraciado como Engenheiro do Ano 2024. O senhor merece muito!
Com sinceridade,
Gabriella Gobbi
Sr. Juvenil merece essa condecoração, excelente profissional, um dos melhores que temos no estado de Minas Gerais.
Mais que merecida a homenagem ao Mestre e colega! Parabéns meu caro Juvenil.
Parabéns Juvenil. MUITO MERECIDO PELA SUA BRILHANTE CARREIRA.NOSSO ABRACO COM MUITO CARINHO.ELIANA LLOYD Felix e filhos.
Parabéns nessa grande festa em homenagem a uma grande pessoa amiga de toda nossa família (de Paulo Henrique Teixeira de Siqueira)…Que Deus acompanhe ontem…hoje é amanhã
Anglo American ou Anglo Gold?
Merecida homenagem!
Este engenheiro, faz-me orgulhoso em ser seu colega de profissão! E poder-mos honrar nossa Escola de Minas de Outo Preto, com nossos conhecimentos técnicos, na expectativa e buscas constantes para um Brasil melhor; sobretudo na sustentabilidade da mineração .
Com grande alegria, tomei conhecimento dessa horaria mais que merecida prestada ao Engº de Minas, Juvenil Feliz, por tratar-se de competente profissional e grande ser humano.
Tive a honra de ter sido seu colega e companheiro na Escola de Minas de Ouro Preto e convivemos na mesma república de estudantes, nas horas de estudo e lazer.
Zaqueiro e técnico do time da Escola de Minas, já exercia uma liderança que lhe seria peculiar por onde veio a passar.
Designado assistente da cadeira de Lavra de Minas, do Professor Joaquim Maia, pode iniciar logo sua aptidão, iniciando assim sua gloriosa trajetória de competente técnico expoente nacional na modalidade, tendo exercido sempre com capacidade, competência e dedicação todos os cargos que ocupou.
Com isso, parabenizo o grande amigo, desejando-lhe sempre sucesso e felicidade em sua vida.
Um grande e afetuoso abraço do amigo de sempre
Rubens Garcia
Dr. Juvenil Tibúrcio Felix é uma das primeiras pessoas a serem lembradas quando se fala em liderança na mineração brasileira. Sua clareza de objetivo e estratégias desenvolvidas fez da Morro Velho uma mineração transformadora. Além da eficiência operacional e do controle de custos, a segurança do trabalhador e sustentabilidade na mineração passou a ter destaque nos propósitos da empresa. Fico muito honrado por ter vivido esta transformação sob seu comando. Homenagem mais do que merecida! É o mínimo que todo o seu trabalho lhe dá o direito.