Medalha Maura Menin celebra a força transformadora das mulheres

Foto: Outorga da Medalha SME Maura Menin no dia 25 de agosto

A cerimônia de outorga da Medalha SME Maura Menin 2023 foi marcada pela emoção. Com forte presença feminina no palco e na plateia do espaço Centro Tecnológico e Cultural SME | CBMM , na sede da entidade em Belo Horizonte, o evento no dia 25 de agosto consagrou a geógrafa Grazielle Carvalho como uma referência à implantação de cidades inteligentes no país. “Precisamos de mais mulheres assumindo cargos de liderança, porque temos um olhar mais cuidadoso para o outro. Tecnologia e empatia para construir cidades atentas às demandas dos cidadãos” disse Grazielle, emocionada com a presença de amigos e parceiros de jornada.

Grazielle é diretora-executiva do Instituto LICI, que leva conceitos e ações práticas de Smart Cities a municípios de todos os estados do país. “O reconhecimento com a Medalha Maura Menin é importante para dar visibilidade e escala à meta de alcançarmos 50%+1 cidades inteligentes no Brasil até 2030”, comemorou.

Anfitriã da outorga, a presidente da SME, engenheira civil Virginia Campos, destacou que o Prêmio Maura Menin coloca a SME ativamente na Agenda 2030 da ONU, em particular na meta 5 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Ela incentiva ações para que meninas e mulheres recebam os mesmos incentivos e oportunidades educacionais, profissionais e de participação social. “A sociedade dispõe de conhecimento, senso coletivo e criatividade para engenhar soluções inovadoras. As mulheres devem ser protagonistas dessa mudança. A Grazielle reforça nosso entendimento de que parte das soluções para as cidades passam por decisões de engenharia”, disse.

Chanceler da Medalha

Em seu discurso a chanceler da Medalha 2023, psicóloga Patrícia Leiva, reforçou que as cidades devem estar comprometidas com a transformação digital e o desenvolvimento sustentável, com governança e gestão colaborativa. “Precisamos de mulheres inspiradoras, como Grazielle, que encaram o desafio de empreender no Brasil. E, mesmo diante de tantos percalços, planejam e executam ações à melhoria da qualidade de vida das pessoas nas cidades”, disse. “Quando as mulheres ascendem, toda a humanidade vai com elas. Parabéns por ser destemida e agente de transformações”, completou Patrícia, diretora e assessora de Novos Projetos da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de Belo Horizonte.

Foto: Patrícia Leiva – chanceler da Medalha 2023

As duas primeiras mulheres reconhecidas com a Medalha Maura Menin também estiveram na SME.  A engenheira química Virgínia Ciminelli, membro estrangeiro da National Academy of Engineering – NAE, e primeira docente titular da Escola de Engenharia da UFMG, foi nomeada em 2021. A geóloga Patrícia Procópio, líder do projeto Mulheres na Mineração (Women in Mining Brasil – WIM), ganhou a medalha em 2022.

Foto: Virgínia Ciminelli, Grazielle Carvalho e Patrícia Procópio com as medalhas

O evento contou ainda com a presença do deputado estadual Rodrigo Lopes (União Brasil). O parlamentar é um dos autores do Projeto de Lei 789/2023, que institui a Política Estadual de Apoio e Incentivo às Cidades Inteligentes-Minas Inteligente. A proposta foi recebida no Plenário da Casa em maio deste ano. “Também há no Legislativo um grupo de trabalho para a elaboração da Cartilha das Cidades Inteligentes, para que a lei tenha melhores efeitos a partir da aprovação”, contou o deputado. Lopes lembrou que Grazielle Carvalho preside o GT, com contribuições elementares.

Foto: Deputado estadual Rodrigo Lopes

Na cerimônia de outorga, a SME reservou um espaço de destaque à Sérgio Menin Teixeira de Souza. O filho de Maura Menin foi reverenciado por sua trajetória e contribuições à Engenharia. “É preciso celebrar um ícone das águas, elemento feminino: o grande hidrólogo Sérgio Menin. Sua vontade de compartilhar o que sabia era imensa. Tinha um espírito colaborativo vibrante. Em 2019, decidimos, com ele, retomar as atividades da Comissão Técnica de Recursos Hídricos e Saneamento da SME. Sérgio foi o primeiro a se entusiasmar, e nela, pena que em período mais curto que podíamos imaginar, deu rica contribuição”, exaltou Patrícia Boson, coordenadora da Comissão Técnica de Recursos Hídricos.  Sérgio faleceu em janeiro deste ano.

Foto: Eduardo Fisher e Virgínia Campos

Filho de Sérgio e neto de Maura, Eduardo Fisher agradeceu a homenagem. “É um privilégio e uma honra representar minha família. Meu pai falava com muito orgulho da Sociedade Mineira de Engenheiros. E esse prêmio tem grande valor para nós”, ressaltou Eduardo. Ele é CEO da MRV&CO e embaixador do ODS11 no Pacto Global. O objetivo 11 tem como meta tornar cidades e os assentamentos humanos mais inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis.

Maura Menin

Nascida em 1920, Maura Menin Teixeira de Souza foi uma das primeiras a se formar engenheira civil em Belo Horizonte, na turma de 1944 da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Entre 1973 e 1990, chefiou a Seção de Hidrologia do 5º distrito do antigo Departamento Nacional de Águas e Energia Elétrica (Dnaee).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *