Reforma da SME: comissão prevê estimativa de custos para março

Equipe da Comissão: Werner, Roberto, Flávio e José Cláudio.

A SME constituiu uma comissão para promover avanços concretos à reforma da sede da SME. O grupo tem como base o anteprojeto de reformulação da edificação, desenvolvido pela Dávila Arquitetura. O vice-presidente da entidade, engenheiro civil José Cláudio Nogueira Vieira, prevê para o início de março a primeira estimativa de custos da obra. “Essa é uma etapa importante de um projeto maior, que nos traz muito entusiasmo. Em novembro de 2025, a SME completará 100 anos e temos a expectativa de celebrar o centenário com avanços importante na reforma”, diz.

Professor do curso de Pós-graduação em Construção Civil da Escola de Engenharia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), José Cláudio dedica sua experiência à transformação da sede da SME. Como diretor do Minas Tênis Clube, atua no planejamento e execução da manutenção e no intenso desenvolvimento da estrutura física da clube. Além de José Cláudio, o comitê da reforma conta com a participação do engenheiro eletricista Flávio Fontes, do engenheiro civil Werner Rohlfs e do engenheiro civil Roberto Guarino. Todos são associados da entidade.

Hoje, a utilização da sede da SME se concentra em dois pavimentos. O térreo abriga o Centro Tecnológico e Cultural SME | CBMM. O espaço é destinado a debates e exposições técnicas e culturais. Já o segundo pavimento serve às atividades administrativas e técnicas da instituição. A reformulação física da SME se expandirá, com a reforma, aos demais pavimentos. “A SME conta com parceiros institucionais importantes, como CBMM e Andrade Gutierrez. E faremos outros convites, claro, já que a entidade dispõe de muita credibilidade e respeito no mercado. Há, inclusive, a possibilidade termos a concessão de direitos de um andar ou espaço via naming rights”, explica José Cláudio.

Essa concessão sobre o nome de um local é bastante comum e utilizado em estádios de futebol. Em troca de um valor, o financiador passa a ter o direito de colocar seu nome em um estabelecimento ou espaço cultural, por um determinado prazo. Oportunidades

O planejamento elaborado pela Dávila Arquitetura, referendado pela diretoria, prevê uma galeria de arte para o terceiro andar do prédio da SME. Estabelece ainda o espaço como ambiente multiuso destinado à divulgação de novos produtos de base tecnológica, além de exposições técnicas e culturais. Essa aplicação tem como premissa a visão de que arte, cultura, educação, meio ambiente e engenharia se complementam.

Para o quarto andar está prevista a revitalização do grande auditório/teatro. O quinto será dedicado a salas de trabalho compartilhadas e apoio às demais atividades.  O projeto de revitalização prevê para o sexto andar a instalação de estúdio de gravação e auditório para cursos de capacitação no modelo presencial e EAD. O estúdio visa potencializar a comunicação com a sociedade nas questões afeitas à engenharia.Projeto Aprovado

Há caminhos consolidados à reforma da SME. A Associação Vortz foi selecionada em um edital do Ministério da Cidadania e irá desenvolver ali atividades de preparação de adolescentes para o primeiro emprego e a integração deles com a arte, utilizando a música como metodologia de educação e cultura. A finalidade do projeto, liderado pelo violonista Rudolf Tschoepe, é capacitar, incentivar e facilitar o acesso à música instrumental de forma simples e agradável.

O edital permitirá o aporte de R$ 8.754.587,50 à formação de jovens. Com a adesão das empresas, será possível iniciar a adaptações físicas no prédio da SME, base para a realização da ação junto ao público-alvo. “O edital da Lei Rouanet permite reverter todo o valor aplicado por uma empresa em incentivo fiscal, por meio da concessão de créditos. Esse projeto é um importante start para progredirmos com novas parcerias”, prevê José Cláudio.

Para o vice-presidente, a adesão de empresas criará “uma espiral positiva” para concretizar a reforma da SME. O termo foi cunhado por Bill Gates, fundador da Microsoft. “A SME tem propósito e está vanguarda das discussões relacionadas à Engenharia. Teremos em breve uma casa revigorada para abrigar aqueles que fortalecem esse caminho”, confia o professor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *