Crédito: Freepik
A Newsletter da SME dá sequência aos destaques da Semana da Engenharia, que ocorrerá entre os dias 9 e 12 de dezembro. Promovido em parceria com o Crea-MG, o evento tem vagas limitadas. A série de palestras e debates culminará com a cerimônia de entrega da Medalha do Engenheiro do Ano, marcada para o dia 13 de dezembro, uma sexta-feira.
No dia 12 o painel da manhã terá como tema Inovações verdes: energia da biomassa para um futuro sustentável. A abertura será feita por Roosevelt Almado, coordenador da CT Agricultura, Florestas e Economia Verde da SME. Minas Gerais é protagonista em florestas plantadas. São mais de 2 milhões de hectares de áreas manejadas comercialmente, em maior parte pelo eucalipto. “O eucalipto, uma matéria-prima renovável amplamente cultivada no estado, tem vasto potencial para oferecer soluções biológicas que apoiem a transição para uma bioeconomia. Inovações em genética, biotecnologia, manejo florestal, biorrefinarias e embalagens sustentáveis estão transformando o setor, apontando para um futuro promissor”, aponta Alamado.
Após a abertura duas palestras irão destacar o cenário do agronegócio no país e a transformação vivida pelo setor a partir de intervenções conduzidas a partir de práticas inovadoras e uso de novas tecnologias. Ainda pela manhã o debate irá avançar à Expansão da biomassa: políticas públicas e tecnologias. Os painelistas falarão sobre investimentos e o avanço das florestas plantadas em MG, a presença da macaúba, como fonte de produção e restauração de ecossistemas e o uso de tecnologia de transformação de biomassa e seus impactos ambientais.
Crédito: Freepik
Inteligência Artificial
Na parte da tarde, o público terá acesso a novas tendencias de mercado e pesquisas sobre Inteligência Artificial. A abertura estará sob responsabilidade de João Jackson Braga, coordenador da CT de Inovação da SME. De acordo com o Braga, as inovações resultantes das invenções são fruto do trabalho diário do engenheiro.
Para ele, a propriedade intelectual precisa ser encarada como importante ferramenta para resguardar seu esforço e servir como base de conhecimento para impulsionar o progresso tecnológico. “É difícil dissociar a Engenharia da Inovação, principal motor do progresso tecnológico, econômico e social. Nesse contexto, é fundamental que as ideias criativas sejam protegidas, incentivando inventores e empresas a investirem em pesquisa e desenvolvimento. A Propriedade Intelectual desempenha um papel crucial na proteção de ideias e invenções, estimulando a competitividade, facilitando investimentos, o licenciamento e a colaboração”, assinala.
Outro assunto que, embora não exclusivo das pranchetas dos engenheiros, traz um diferencial significativo aos seus trabalhos é a Inteligência Artificial. “Ao automatizar processos, melhorar o design e promover soluções inteligentes para desafios complexos, a IA não apenas amplia as possibilidades técnicas da Engenharia, mas também redefine o papel dos engenheiros no mundo moderno”, afirma Braga, que aponta como desafios o treinamento e adaptação, além de custos de implementação, ética e privacidade.
O painel da tarde do dia 12 irá reforçar esses conceitos sob o tema Tecnologia e inovação na engenharia: inteligência artificial, patentes verdes e novos negócios. A Comissão objetivou dar um caráter dinâmico e prático ao evento, buscando conexões com empresas inovadoras que nos rodeiam e que pudessem apresentar aos participantes um pouco de sua história e experiência no campo da inovação. O mediador do debate será Flavio Lucio Fontes, vice-presidente da SME.
Na sequência haverá nova rodada de palestras sobre Patentes Verdes e Inovação Tecnologia na Engenharia. A mediação ficará a cargo de Elisangela Menezes, membro da Comissão PI da OAB/MG. “Teremos muitos exemplos inspiradores de empresas e startups da nossa região”, convida Braga.